casa | | Informação em Saúde >  | Dieta Nutrição | nutrição |

Os perigos de Stevia

Adicionado ênfase na perda de peso nos últimos anos e os perigos de muitas alternativas de açúcar forçou mais investigação sobre uma alternativa de açúcar segura. Stevia rebaudiana é uma planta que é nativa de regiões do Brasil e do Paraguai. As folhas da planta, que é comumente referido como sweetleaf ou simplesmente stevia, foram encontrados para ter habilidades adoçantes naturais. Adoçantes à base de estévia foram proibidos pelo FDA como aditivo alimentar no início de 1990 . Grande parte das primeiras pesquisas feitas sobre os efeitos do consumo a longo prazo de stevia mostraram que as complicações reprodutivas e metabólicas são apenas alguns dos efeitos nocivos da estévia. O FDA insiste que mais pesquisas devem ser feitas sobre os possíveis efeitos colaterais de adoçantes à base de estévia . Câncer

No Brasil, estudos de estévia foram realizados com ratos . Extracto de Stevia foi adicionado à água potável dos ratos ao longo de um período de dois anos. O ADN dos animais foi testado ao longo do estudo para tentar determinar a segurança do extracto estévia . Ao longo do período de tempo , não foram observadas quebras no ADN no sangue , fígado , cérebro e baço dos ratos. Estas quebras são pensados ​​para resultar em tumores e , eventualmente, câncer. Estudos semelhantes realizados na Universidade da Califórnia determinou que esteviosídeo , um componente químico de stevia, causou mutações de câncer -como genes. Embora muitos dos estudos de estévia estão em sua infância , é evidente a partir da informação obtida até o momento que a pesquisa mais aprofundada deve ser feita para determinar os riscos para a saúde de estévia.
Processos Metabólicos

grandes quantidades de estévia foram mostrados para impedir o metabolismo dos hidratos de carbono em diversos tipos de animais . Isso faz com que uma grande desorganização na produção do corpo de energia dentro das células. Isso é muito perigoso como qualquer interrupção deste processo delicado pode impedir a capacidade do organismo para manter a homeostase , ou um estado estável . O corpo pode tentar compensar por metabolizar gordura. O metabolismo de gordura leva ao acúmulo de cetonas e ácido dentro das células. Este processo é conhecido como kete - acidose e pode ser letal se não for devidamente corrigida.
Complicações Reprodutivos

pesquisas feitas na Europa têm mostrado que a estévia podem ser prejudiciais para o sistema reprodutivo . O estudo, que durou dois anos , seguiu os efeitos reprodutivos em ratos que receberam doses elevadas de stevia em suas dietas. Em ratos machos , os pesquisadores descobriram que a produção de esperma foi drasticamente diminuída e células dentro dos vesicals seminais foram encontrados para ser mutado . Em outro estudo com hamsters fêmeas , a fertilidade diminuiu drasticamente. Também a descendência que foram produzidas eram menores e apresentaram tipicamente atrasos de crescimento . Embora não seja claro como doses semelhantes poderiam afetar os sistemas reprodutivos humanos , estudos indicam que o perigo pode superam em muito os benefícios de baixa caloria.