casa | | Informação em Saúde >  | saúde mental | stress Management |

Sobre a consciência sensorial

consciência sensorial é uma prática da atenção plena , que se concentra em aprender a entrar em sintonia com os sentidos : visão, audição, paladar e tato . Aprender a estar presente , a viver no momento , concentra-se pensamentos e emoções. Consciência sensorial e outras práticas mindfulness reduzir o estresse causado por se preocupar com o futuro. Viver no presente , não há lugar para o medo . Praticar a consciência sensorial

Além de praticar percepção sensorial por conta própria para ajudar a focar a atenção , percepção sensorial pode ser mais benéfico quando usado em conjunto com outras práticas de bem-estar. Tornando-se mais consciente da informação sensorial ao cérebro está gravando no momento reforça práticas como a meditação , yoga, psicoterapia , massagem, escrita e arte.
Comer Meditação
Uma meditação comer é uma ótima maneira de se tornar mais consciente dos sentidos da visão, olfato, tato e paladar.

Alimentação envolve a utilização dos quatro sentidos primários da percepção sensorial . Você pode melhor praticar uma meditação comer sozinho em uma sala silenciosa , livre de distrações. Tome algumas respirações lentas e profundas , sentado à mesa. Observe a comida no prato - as cores , os cheiros . Pegue o garfo e colher um pouco de comida . Concentre-se no peso do utensílio na sua mão como você levantar o garfo à boca . Observe como se sente quando você coloca a comida em sua boca. Sinta a textura. Saboreie os sabores , identificando cada sabor indivíduo presente no alimento. Mastigue devagar ; observe como o alimento se sente entre os dentes . Considere o que a comida parece que durante a mastigação .
Meditação Andando
A meditação andando pode ajudar você a se tornar mais consciente de seu entorno. meditação

Andando incide sobre os sentidos da visão, audição e tato . Você pode fazer caminhadas meditações em qualquer ambiente , mas é recomendado para começar a sua prática em um lugar tranquilo e seguro, como um parque. À medida que você começar a andar , observe como seu corpo se sente . Preste atenção aos músculos do pescoço , ombros e braços . Eles estão soltos e confortável ou tensa e apertada? Concentre-se nos quadris e pernas . Será que eles se mover facilmente , ou eles parecem estar resistindo a pé ? Observe o que se sente quando o pé direito levanta do chão e , em seguida, quando toca o chão novamente . Observe a diferença do peso sobre os dedos dos pés e os calcanhares. Esteja ciente da respiração enquanto você inspira e expira . Observe a profundidade e duração de respirações . Olhe ao seu redor enquanto você anda. Preste atenção e observe as cores das árvores, fendas nas calçadas, o peeling pintura no muro do vizinho. Que aromas estão no ar ? É o cheiro de flores ou ar fresco ou exaustão do carro ? Observe se os perfumes são agradáveis ​​ou desagradáveis.
Incorporando a consciência sensorial na vida cotidiana
Manter um diário sensorial permite que você refletir sobre sua viagem sensorial.

praticar a consciência e aprender a ser mais consciente de cada um dos sentidos é relativamente simples. Comece incorporando exercícios de meditação em sua rotina diária . Você pode definir um temporizador para alertá-lo durante todo o dia . Quando o timer tocar, tome nota do que você sente naquele momento. O que você ouvir, ver , cheirar e provar ? Mantenha um diário de suas descobertas sensoriais para refletir sobre .