casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Usos de Clorato de Potássio

O clorato de potássio tem a fórmula molecular KClO3, onde os elementos potássio, cloro e oxigênio são combinados em uma ordem definida para produzir um pó branco cristalino. Além disso, esses três elementos podem ser encontrados em bananas, como desinfetantes de piscina e no ar, respectivamente. Quando misturado nesta ordem, o produto pode ser volátil. O clorato de potássio tem uma variedade de usos na medicina, pirotecnia e agricultura

Preparação do oxigênio no laboratório No laboratório, os químicos podem decompor o clorato de potássio em oxigênio, que pode ser usado na medicina para tratar pneumonia e gás envenenamento, e mesmo como um explosivo quando combinado na fase líquida com carvão em pó. O dióxido de manganês é usado como catalisador - uma substância que torna possível uma reação química - para decompor e quebrar o clorato de potássio mais rápido.

Fogos de artifício

Nos anos de 1800, os químicos encontraram uma maneira de combinar compostos em ordem definida para produzir fogos de artifício. Quando compostos diferentes são combinados, cores diferentes iluminam o céu noturno. O clorato de potássio foi um dos primeiros compostos usados ​​em fogos de artifício devido à sua natureza explosiva. Quando fogos de artifício são construídos, eles são organizados em pedaços inflamáveis ​​chamados estrelas. Eles são então envolvidos em uma forma de projétil. Uma vez no ar, as estrelas explodem do fogo de artifício para o ar e são responsáveis ​​pelas cores brilhantes. Com o tempo, o clorato de potássio foi removido dos fogos de artifício à medida que compostos menos perigosos eram descobertos. Perclorato de potássio, que tem mais um oxigênio do que o clorato de potássio, é usado com mais freqüência.

Floração de árvores

Dimocarpus longan, também conhecido como a árvore Longan Kohala, produz frutos que crescem em cachos, como uvas , ainda tem um exterior bronzeado e centro semeado de preto. Em 2009, a Universidade da Flórida realizou dois experimentos com árvores Kohan Longan na região sul da Flórida. Verificou-se em ambos os experimentos que a aplicação de clorato de potássio ao solo induziu a produção de frutos pelas árvores. O solo ao redor das árvores estava encharcado em uma quantidade específica do composto a cada vez. Os pesquisadores da Universidade da Flórida não tinham certeza, no entanto, dos efeitos tóxicos que isso pode ter sobre a fruta.