casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Citrato de cálcio e Vulvodinia

Vulvodinia, ou dor crônica, ardor e coceira nos tecidos ao redor de sua vagina, pode muitas vezes não ser relatada ou ser diagnosticada incorretamente, de acordo com MayoClinic.com. Essa condição intensamente desconfortável pode interferir no trabalho, no exercício e nas relações sexuais. Mesmo atividades cotidianas como sentar, caminhar ou usar roupas justas podem agravar os sintomas da vulvodinia. Suplementos de citrato de cálcio podem oferecer alívio dos sintomas com efeitos colaterais mínimos, especialmente quando combinados com uma dieta com baixo teor de oxalato. O Básico

A dor e irritação contínua da vulvodinia não têm causa conhecida. A vulvodinia não está associada a nenhuma condição da pele, infecção ou doença sexualmente transmissível. Os sintomas de vulvodinia, que podem durar meses ou anos, podem incluir uma sensação de crueza, formigamento ou coceira na área que se estende desde o púbis até os lábios. O oxalato é uma molécula orgânica que comumente ocorre em frutas, legumes, nozes e grãos. Quando excretados na urina ou depositados nos tecidos da vulva, os cristais de oxalato podem contribuir para o desconforto grave da vulvodínia.

O citrato de cálcio é uma forma bem absorvida de cálcio que é frequentemente utilizada como suplemento alimentar. . Quando tomado nas doses recomendadas para o tratamento de vulvodinia, o citrato de cálcio pode inibir o crescimento de cristais de oxalato. Uma teoria sobre a vulvodinia sustenta que altos níveis de oxalato na urina podem irritar a vulva com o tempo, contribuindo para a coceira e a queimação que muitas mulheres sofrem com a condição. Outra teoria propõe que depósitos de cristais de oxalato em seus tecidos vulvares podem causar dor e desconforto.

Combinados com uma dieta baixa em oxalato, suplementos de citrato de cálcio podem aliviar a dor, irritação, coceira e queimação associados vulvodynia, observa a Dra. Barbara Reed em um artigo de 2006 publicado em "American Family Physician". Em comparação com outros medicamentos orais frequentemente usados ​​para tratar esta condição, o citrato de cálcio pode ter poucos efeitos colaterais. Seu médico pode recomendar o citrato de cálcio sozinho ou em conjunto com outros tratamentos, como antidepressivos, fisioterapia ou terapia de biofeedback. Recomendações

Se você iniciar a terapia com citrato de cálcio para vulvodinia, seu médico pode prescrever dois comprimidos por dia como a dose inicial, trabalhando até dois a quatro comprimidos por dia. Os efeitos colaterais do citrato de cálcio podem incluir náusea, constipação, aumento da micção e diminuição do apetite. Consulte o seu prestador de cuidados de saúde se você tiver alguma reação incomum ao citrato de cálcio.

Limitações de alimentos ricos em oxalato em sua dieta pode oferecer alívio adicional dos sintomas. Os oxalatos ocorrem naturalmente em muitos alimentos nutritivos. No entanto, oxalato pode causar complicações de saúde quando você excreta grandes quantidades em sua urina. Uma dieta com baixo teor de oxalato significa que você deve restringir farelo de trigo, espinafre, muitas nozes, chá, café e chocolate, entre outros alimentos e bebidas. Seu médico ou nutricionista pode trabalhar com você para desenvolver uma dieta que atenda às suas necessidades nutricionais enquanto diminui o oxalato urinário e, possivelmente, alivia sua dor e irritação.