casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Tratamento para os Ácaros da Face

Os ácaros da face, também conhecidos como ácaros do folículo piloso, crescem em quase todos os rostos humanos. Uma condição médica chamada demodicose resulta quando muitos ácaros do rosto vivem no mesmo rosto. A demodicose normalmente não é uma doença grave, mas os ácaros da face podem ganhar mais do que um rosto infestado quando o sistema imunológico do hospedeiro humano está comprometido (como por uma infecção pelo HIV). Os médicos têm vários métodos de tratamento da demodicose.

Sintomas Os ácaros do folículo piloso vivem em muitas partes do rosto humano, mas especialmente favorecem os ouvidos, nariz e pestanas. Muitos ácaros causam coceira, descamação, ressecamento, vermelhidão e inflamação nas áreas infectadas. Os sintomas afetam algumas, algumas ou todas as áreas do rosto onde vivem os ácaros. Uma severa infestação de ácaros nos cílios (a área mais comum) pode levar à perda de cílios, blefarite (inflamação das pálpebras) e problemas de visão.

Prevenção

Ácaros amam pele oleosa e morta células da pele, uma vez que comem ambas as substâncias. Para evitar o acúmulo de óleos para a pele, lave o rosto com frequência com produtos de limpeza que não sejam de sabão. O óleo da árvore do chá é uma escolha recomendada pelo médico para essa finalidade. Evite maquiagem oleosa, pois contribui para o problema da pele oleosa. Para evitar o acúmulo de células mortas, esfolie o rosto ocasionalmente. Higiene facial para toda a família é fundamental para prevenir a demodicose.

Diagnóstico

Se os sintomas da demodicose estiverem presentes, é hora de procurar um médico para o diagnóstico. Existem pelo menos dois tipos diferentes de demodicose, incluindo variedades primárias e secundárias, e os tratamentos variam para cada tipo. Os tratamentos também variam dependendo da localização e intensidade da infestação de ácaros do folículo piloso. Um médico pode ter pêlos faciais ou amostras de pele que um especialista irá olhar ao microscópio, o que é necessário para ver os ácaros da face.

Um médico pode recomendar um dermatologista (dermatologista) ou um oftalmologista (oftalmologista) para tratamento de demodicose. Alguns tratamentos possíveis para a demodicose moderada são esfregar as áreas afetadas com xampu para bebês, álcool isopropílico, óxido de mercúrio ou óleo de tea tree concentrado. Um médico pode prescrever um inseticida tópico (aplicado à pele) como creme de permetrina ou um antibiótico tópico como a eritromicina para infestações pesadas. A demodicose grave, que freqüentemente acompanha o HIV, é tratada com ivermectina oral. Não tente se auto-tratar; o conselho de um médico é necessário.

Seguimento

Depois de tratar a demodicose, o médico pode recomendar a lavagem facial continuada com xampu para bebês para aliviar os sintomas. A aplicação de pomada antibiótica durante a noite inibirá a reprodução dos ácaros, mantendo assim as populações de ácaros. As mesmas medidas úteis para prevenir a demodicose também são úteis nos cuidados de acompanhamento. O acompanhamento adequado garante que a infestação do ácaro do folículo capilar seja controlada a um nível aceitável ou completamente erradicada. A demodicose não retornará enquanto o paciente continuar com medidas preventivas.