casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Efeitos colaterais comuns de narcóticos

Os narcóticos são medicamentos usados para o tratamento da dor moderada a grave. Eles podem ser usados para dor crônica, doença ou para controle da dor após um procedimento cirúrgico. Muitos medicamentos narcóticos são misturados com outros medicamentos, como paracetamol para alívio da dor forte. Os analgésicos narcóticos atuam no sistema nervoso central (SNC) para aliviar a dor, afirma a Clínica Mayo. Existem alguns efeitos colaterais comuns de drogas narcóticas que os usuários devem estar cientes.

Tontura e Sonolência

Você pode sentir tonturas e sonolência ao tomar um medicamento narcótico. Alguns usuários também podem sentir tontura. Esses efeitos colaterais devem diminuir com o tempo, à medida que o corpo se ajusta à medicação. Tomar sua medicação com alimentos pode diminuir esses efeitos colaterais. Você deve ter cuidado ao dirigir ou operar máquinas perigosas até saber como sua medicação o afetará. Se esses efeitos colaterais persistirem, e você não conseguir completar as atividades diárias, fale com o seu médico.

Náuseas e vômitos

Náuseas e vômitos são efeitos colaterais comuns dos narcóticos. Você deve tomar sua medicação com alimentos ou leite para reduzir os efeitos gastrointestinais. É possível que depois de tomar sua medicação por alguns dias, sua náusea e vômito diminuam. Isso ocorre quando seu corpo se ajusta ao seu remédio. Pequenas mudanças na dieta podem influenciar esses efeitos colaterais. Evitar comidas apimentadas ou gordurosas e o consumo de pequenas refeições, espaçadas ao longo do dia, podem ajudar a aliviar náuseas e vômitos. Se você tiver vômitos severos, entre em contato com seu médico. Você pode estar em risco de ficar desidratado. O seu médico pode alterar o seu regime de medicação.

Cefaléia e fadiga

Cefaléia e fadiga são efeitos colaterais comuns de medicamentos narcóticos. Você pode se sentir mais sonolento e fraco do que o habitual. Dor de cabeça e fadiga devem diminuir com o tempo, enquanto seu corpo se ajusta à sua medicação.

Tolerância e Dependência

Tolerância e dependência podem ocorrer como um efeito colateral do uso de narcóticos. Quando narcóticos são usados por um longo tempo, seu corpo pode se acostumar com eles e precisa de quantidades maiores para aliviar a dor, relata a Clínica Mayo. Isso é conhecido como "tolerância". Quanto mais você tomar a medicação, maior a probabilidade de desenvolver tolerância. Além disso, algumas pessoas se tornam dependentes de medicação para dor narcótica. É mais provável que você desenvolva um vício em sua medicação se já teve problemas com a dependência de medicamentos no passado. Se você acha que pode estar desenvolvendo tolerância ou um vício em sua medicação, fale com seu médico. Quanto mais cedo você reconhecer o problema, mais fácil será para resolver.

Constipação

Você pode experimentar constipação enquanto estiver tomando medicamentos narcóticos. Essas drogas retardam seu trato gastrointestinal, tornando mais fácil para você ficar constipado. Tente adicionar mais frutas, legumes e fibras à sua dieta e beber pelo menos oito a dez copos de água por dia. Essas mudanças na dieta podem ajudar a aliviar a constipação. Se essas alterações não aliviarem a constipação, pergunte ao seu médico se você pode tomar um amaciante de fezes sem receita médica, como o Colace, para obter alívio. , , ] ]