casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Lactose monohidrato e intolerância à lactose

Quando você ouve o termo "açúcar", você provavelmente pensa nos cristais brancos comumente conhecidos como açúcar de mesa. Este tipo de açúcar, chamado sacarose é apenas um tipo de molécula de açúcar. Dois outros tipos comuns incluem frutose encontrada em frutas e lactose encontrados no leite. O açúcar de lactose consiste de dois açúcares simples - glicose e galactose - ligados para formar um açúcar de diaacáridos. A lactose, que existe como formas diferentes, incluindo a lactose monohidratada, desencadeia sintomas desconfortáveis ​​em pessoas que sofrem de intolerância à lactose.

Tipos de lactose

Cientistas classificam os açúcares como carboidratos porque eles consistem em moléculas de carbono, hidrogênio e oxigênio. . A galactose e a glicose formam uma molécula em forma de anel unida por uma molécula de oxigênio para criar a lactose. A orientação do carbono e hidrogênio pode mudar criando dois tipos de lactose: alfa-lactose e beta-lactose. Quando transformada na forma sólida, a alfa-lactose cristaliza em lactose mono-hidratada. Essa designação de nome significa que cada molécula de lactose está associada a uma molécula de água.

Aditivo alimentar

Na natureza, você encontra lactose no leite produzido por mamíferos. Todos os alimentos feitos a partir de leite, incluindo iogurte, queijo e sorvete também contêm lactose. Serve como uma boa fonte de energia alimentar e facilita a absorção de cálcio. Sua capacidade de melhorar o sabor e a cor dos alimentos, modificar a textura dos alimentos e prolongar a vida de prateleira também o torna um aditivo alimentar desejável. Os fabricantes de alimentos produzem lactose mono-hidratada de grau alimentício e a adicionam a alimentos como assados, salgadinhos, sobremesas congeladas, alimentos para bebês, geleias, adoçantes, carnes, sopas, molhos e uma variedade de outros alimentos. Para aqueles que sofrem de intolerância à lactose, isso torna mais difícil a ingestão de uma dieta sem lactose.

Intolerância à lactose

Porque a lactose consiste de duas moléculas de açúcar simples, é muito grande para os intestinos absorverem. Células que revestem o intestino delgado produzem e secretam uma enzima conhecida como lactase que funciona para romper a ligação entre a glicose e a galactose, para que seu corpo possa absorver o açúcar e utilizar a energia. À medida que envelhece, o corpo retarda a produção de lactase, levando a uma deficiência de lactase. Sem lactase suficiente, você não pode digerir lactose e permanece no trato digestivo. Uma vez que entra no intestino grosso, as bactérias tentam quebrar o açúcar através de um processo de fermentação. Isso faz com que os sintomas de intolerância à lactose, incluindo excesso de gases, dor abdominal, inchaço, náuseas e diarréia. O seu médico pode diagnosticar a intolerância à lactose, realizando um teste de tolerância à lactose ou um teste de respiração de hidrogênio. Ao receber seu diagnóstico, a melhor maneira de controlar seus sintomas é adotar uma dieta sem lactose. Embora possa parecer simples remover leite e iogurte da sua dieta, muitos alimentos contêm lactose, você deve ler cuidadosamente todos os rótulos de ingredientes para determinar os alimentos sem lactose. Qualquer ingrediente que se assemelhe ao leite, como sólidos de leite, leite desnatado e leite em pó contém lactose. Outros ingredientes derivados do leite não são tão fáceis de detectar. Ingredientes como whey protein, whey sólidos, caseinato de sódio, aroma de manteiga artificial, lactalbumina, caseína de coalho, lactoferrina e lactoglobulina também contêm lactose. Consulte o seu médico ou nutricionista para obter uma lista completa dos ingredientes que podem conter lactose ou lactose mono-hidratada.