casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Quais são as causas da neuropatia do nervo mediano bilateral?

O nervo mediano é um dos três nervos do braço que detectam a sensação e controlam o movimento nos braços e nas mãos. Uma neuropatia é um dano ao nervo que faz com que o paciente sinta dormência, formigamento, dor e fraqueza ao longo do nervo afetado. Isso geralmente ocorre em condições que exercem pressão sobre os nervos bilaterais quando passam por áreas estreitas no braço do punho. Assim, o tratamento da condição primária que causa a neuropatia é necessário para aliviar os sintomas.

O Síndrome do Túnel Carpal

O túnel do carpo é uma estreita estrutura semelhante a um túnel no pulso. O nervo mediano passa através do túnel do carpo para detectar a sensação e controlar a função da mão. A síndrome do túnel do carpo ocorre quando os tecidos que circundam o pulso incham e diminuem o espaço disponível no túnel do carpo. Isso resulta em compressão do nervo mediano, que causa dormência, formigamento e fraqueza na mão. De acordo com a Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos (AAOS), as causas comuns da síndrome do túnel do carpo bilateral incluem hereditariedade, uso bilateral repetitivo de punho e mão, alterações hormonais, idade e outras condições médicas.

Hipotireoidismo

Hipotireoidismo é uma condição na qual a glândula tireoide não produz quantidades adequadas de hormônio tireoidiano. A falta de hormônio tireoidiano pode causar depósitos no tecido que podem bloquear o fluxo sanguíneo e levar à compressão do nervo, afirma MedlinePlus, do National Institutes of Health. O hipotireoidismo não tratado pode causar dormência, formigamento e fraqueza ao longo dos nervos medianos bilaterais. Um paciente deve receber tratamento para o hipotireoidismo para evitar mais neuropatia do nervo mediano bilateral.

Diabetes

Diabetes é uma condição em que altos níveis de açúcar no sangue causam danos aos pequenos vasos sanguíneos que fornecem nutrientes para os nervos, como os nervos medianos bilaterais. À medida que o diabetes piora, os vasos sanguíneos podem ficar mais danificados, o que leva a um agravamento da neuropatia bilateral do nervo mediano. É provável que um paciente com neuropatia diabética apresente dormência, formigamento, dor e fraqueza ao longo dos nervos medianos bilaterais. É necessário um controle estrito dos níveis de açúcar no sangue para evitar mais danos no nervo mediano.