casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Causas da pressão arterial baixa em mulheres

A pressão arterial baixa, ou hipotensão, pode ser um problema médico grave, comprometendo o fluxo sanguíneo para os órgãos e tecidos do corpo. A pressão sangüínea baixa freqüentemente se apresenta com tontura ou desmaio quando se eleva para uma posição em pé, causada por fluxo sanguíneo insuficiente para o cérebro. A maioria das condições e distúrbios que causam pressão baixa afeta tanto mulheres quanto homens.

Gravidez

A gravidez pode causar pressão baixa. Os vasos sangüíneos se dilatam durante a gravidez, o que freqüentemente causa uma diminuição na pressão sanguínea. Nos estágios finais da gravidez, a compressão dos grandes vasos sanguíneos no abdômen pelo útero em crescimento também pode contribuir para a pressão arterial baixa. Manter-se bem hidratada e levantar-se lentamente pode ajudar a reduzir a tontura em mulheres com hipotensão associada à gravidez.

Desidratação |

A desidratação é uma causa frequente de pressão arterial baixa, ocorrendo quando as perdas de água excedem a ingestão de líquidos. Causas comuns de desidratação incluem vômitos persistentes ou diarréia, febre alta e exaustão pelo calor. Pílula diurética, ou abuso de água, também pode causar desidratação. Reabastecer a água do corpo com fluidos orais ou intravenosos corrige a pressão arterial baixa relacionada à desidratação na maioria dos casos. Desidratação grave, como ocorre com insolação ou queimaduras, pode causar uma condição potencialmente fatal conhecida como choque hipovolêmico. A redução acentuada do fluxo sangüíneo pode levar a danos permanentes nos órgãos com choque hipovolêmico.

Problemas Cardíacos

Certas condições cardíacas podem causar baixa pressão sangüínea. A bradicardia, ou frequência cardíaca anormalmente lenta, geralmente causa baixa pressão sangüínea. O mau funcionamento das válvulas cardíacas também pode levar a uma baixa pressão arterial. Muitas mulheres e homens têm pressão arterial baixa durante um ataque cardíaco e durante a recuperação. Entre os pacientes com insuficiência cardíaca, a diminuição da capacidade de bombeamento do coração geralmente leva à pressão arterial baixa.

Hemorragia grave

O sangramento severo geralmente causa hipotensão, o que pode levar a um choque com risco de vida. Lesões traumáticas com sangramento intenso interno ou externo podem esgotar rapidamente o volume sangüíneo, levando ao choque. Ruptura de vasos sanguíneos e certos tipos de sangramento gastrointestinal também podem esgotar rapidamente o suprimento sangüíneo circulatório. Entre as mulheres, uma gravidez ectópica - quando um óvulo fertilizado começa a crescer fora do útero - pode causar hemorragia interna, que pode evoluir para um choque. Sangramento grave requer tratamento médico de emergência para reparar a fonte do sangramento e substituir o sangue perdido.

Medicamentos

Muitos medicamentos podem causar pressão baixa. Tipos de medicamentos que podem causar pressão arterial baixa incluem pílulas de água, beta-bloqueadores, inibidores da enzima conversora da angiotensina, bloqueadores dos canais de cálcio, antidepressivos tricíclicos e tetracíclicos, inibidores da monoamina oxidase, certos medicamentos psiquiátricos, barbitúricos e analgésicos narcóticos. Porque o álcool também provoca uma diminuição da pressão arterial, tomar um destes medicamentos com álcool pode provocar uma pressão arterial muito baixa.