casa | | Informação em Saúde >  | saúde mental | stress Management |

Os Efeitos da Música Relaxamento no cérebro

Desde os dias da antiguidade , quando gregorianos e monges beneditinos realizada cânticos durante as cerimônias religiosas para transmitir bênçãos espirituais e invocar a presença dos anjos durante a oração , a humanidade tem muito tempo que a música tem o poder de " acalmar a besta selvagem ". No entanto, não foi até o século 20 que os pesquisadores médicos começaram activamente a estudar os efeitos benéficos da música relaxante sobre o cérebro humano . Seus estudos só confirmou o que os nossos antepassados ​​já sabia instintivamente : a de que certos tipos de música aliviar o stress , nos trazem alegria e paz, e estimular a atividade das ondas cerebrais , na verdade, fazendo-nos mais inteligentes. Cura Música

Um campo emergente de cuidados de saúde moderno hoje é conhecido como a musicoterapia , que literalmente usa a música para curar os doentes . Os musicoterapeutas ajudar as pessoas que sofrem com uma ampla gama de distúrbios cognitivos --- até mesmo doenças físicas devastadores como o câncer --- empregando a música como parte do programa de tratamento global do paciente. Mesmo os hospitais estão começando a usar a musicoterapia para ajudar no controle da dor, manter os pacientes calma, afastar a depressão e promover o movimento através de exercícios de dança. Enquanto alguns podem questionar a legitimidade da música como a medicina , a prática está rapidamente ganhando aceitação no mainstream porque tem consistentemente provado ser eficaz . De acordo com Al Būmanis of the American Music Therapy Association ( AMTA ) : "Não é uma cura, mas é uma maneira de obter o seu pé na porta [ para a cura ] . "
Música e inteligência

pesquisa recente confirma que tocar um instrumento --- ou apenas ouvindo atentamente a música --- aumenta a inteligência emocional , promove a aprendizagem e pode até mesmo aumentar seu QI . Música estimula certas funções superiores do cérebro, como o raciocínio espacial -temporal . Também tem sido comprovada para aumentar a compreensão de leitura e alfabetização habilidades , bem como habilidades matemáticas . De acordo com vários estudos , as crianças com transtornos de hiperatividade ADD e tem maior pontuação em testes de matemática depois de ouvir música. Um estudo de 1993 publicado na prestigiosa revista Nature descobriu que os estudantes universitários tiveram melhor desempenho em testes depois de ouvir uma sonata de Mozart por 10 minutos. Esse fenômeno tornou-se mais conhecido como " Efeito Mozart ".
Memória e concentração

Ouvir música aumenta a nossa capacidade de recordar informações . Os pesquisadores descobriram que as nossas mentes associar os eventos de vida específicos , informações ou memórias com a música, e que ouvir uma música em particular pode ajudar as pessoas a aceder à informação de memória que já se acreditou ser perdido ou esquecido. Há também uma clara evidência de que o treinamento musical na infância leva a uma memória melhor desenvolvido em comparação com crianças que não estudam música. Ouvindo clássica, jazz suave e música New Age foi mostrado para melhorar a concentração em todas as faixas etárias e níveis de habilidade .