casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso |

Como superar as dores da fome

Se você está fazendo dieta ou apenas tentando comer porções menores de comida, seu corpo pode sabotar seus melhores esforços com dores de fome. A fome está sujeita ao controle de hormônios. A leptina é um hormônio produzido por suas células de gordura e normalmente suprime o apetite e estimula o gasto de energia. A grelina, um hormônio produzido em seu estômago, estimula o apetite. A insulina, produzida pelo pâncreas quando a glicose entra no sangue, desencadeia a liberação da leptina. Esses hormônios nem sempre funcionam como deveriam, especialmente se você é obeso. No entanto, você não precisa ser escravo das dores da fome de seu corpo. Em vez disso, identifique maneiras de evitar, controlar ou minimizar seus efeitos em seus hábitos alimentares.

Mantenha um registro por alguns dias, observando quando e o que você come. Faça isso com atenção, observando como você se sentiu antes, durante e depois de comer. Sinalize as vezes que você achou mais difícil controlar sua fome. Para cada dia, observe também quanto sono você teve e se foi um sono tranqüilo. Quando você está com pouco sono, seu corpo freqüentemente tenta obter energia do jeito errado - aumentando a ingestão calórica. A falta de sono pode aumentar a grelina, o hormônio estimulante do apetite, e diminuir a leptina, o hormônio que suprime o apetite.

Identifique quando as dores da fome são mais difíceis de controlar. Depois de alguns dias ou uma semana, você deve ver um padrão em seu log. Algumas pessoas acham que estão famintas à noite, outras podem atacar as máquinas de venda automática quando chegarem à queda do meio da tarde. Uma vez que você sabe seus tempos de problema, você pode se preparar para passar por eles.

Coma refeições de tamanho regular em intervalos regulares e inclua uma fonte de proteína em cada um. A Universidade de Purdue explica que, ao contrário da crença popular, comer três refeições de tamanho regular por dia, em vez de comer pequenas refeições com mais frequência, ajuda as pessoas a se sentirem mais completas e mais capazes de controlar sua fome. Consumir proteína magra em cada refeição ajuda você a se sentir saciado. Não faça suas três refeições de tamanho gigante, no entanto. Em vez disso, sirva porções apropriadas. Por exemplo, uma porção de carne magra ou peixe deve ter aproximadamente o tamanho de um baralho de cartas, enquanto uma porção de queijo duro deve ter aproximadamente o tamanho de três dominós.

Identifique maneiras para distrair-se quando sentir fome. O exercício pode, muitas vezes, interromper a angústia da fome por algum tempo; portanto, quando eles atacarem, tente se exercitar para retardar a necessidade de comer. Exercício é uma maneira eficaz de queimar algumas calorias também. Beber um copo de água é outra maneira de deter temporariamente as dores da fome. Manter as mãos ocupadas também pode distraí-lo da fome, por isso, se você gosta de costurar, pintar ou trabalhar com madeira, planeje entregar-se ao seu hobby durante os horários em que você identificou seus horários problemáticos. Claro, você pode eventualmente precisar comer algo para parar a fome. Quando isso acontecer, torne-o um alimento com baixo teor de gordura ou grãos integrais para obter a máxima saciedade e use vegetais para adicionar mais volume à sua refeição.

Dica

Mantenha-o sem açúcar goma ou bala no seu bolso ou na bolsa para controlar as dores da fome que acontecem quando as únicas escolhas alimentares disponíveis são petiscos ricos em calorias e com elevado teor de gordura.