casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso |

Náusea, diarreia e perda de peso

Se você está perdendo peso involuntariamente, isso pode ser o resultado de uma variedade de fatores. Mas se você também estiver sentindo náusea e diarréia, provavelmente tem uma doença, uma infecção ou uma condição gastrointestinal que está causando todos os seus sintomas. Procure atendimento médico caso tenha notado qualquer alteração nos hábitos intestinais ou esteja perdendo quilos involuntariamente; seu médico pode determinar o curso correto de ação.

A doença é uma causa comum de perda de peso não intencional e é frequentemente o resultado de uma infecção intestinal conhecida como gastroenterite viral. Mais comumente conhecida como a gripe estomacal, esta doença também pode causar náuseas, vômitos e perda de apetite, o que pode contribuir para a perda de peso. Esse tipo de infecção e seus sintomas geralmente desaparecem em poucos dias e, quando você retoma os hábitos regulares de alimentação e evacuação, seu peso deve retornar ao normal.

Distúrbios gastrointestinais

Se as fezes estão soltas ou aquosas por mais de quatro semanas, isso é conhecido como diarréia crônica, e pode ser sintomático de um distúrbio gastrointestinal. As condições de má absorção, como doença inflamatória intestinal, IBS, colite ulcerativa, doença de Crohn e doença celíaca podem levar à diarréia, bem como náuseas, alterações no apetite e perda de peso. Alguns podem causar a perda de peso mesmo se você consumir a mesma quantidade de comida ou mais do que o normal. Isso ocorre porque essas condições inibem a maneira como o corpo processa e utiliza os nutrientes de seus alimentos.

Outras causas

Certos medicamentos ou medicamentos, como laxantes, podem resultar em diarréia e perda de peso, especialmente se você abusar deles, tomando mais do que o valor recomendado ou prescrito. Além disso, à medida que você envelhece, seu olfato e paladar podem se alterar, resultando em náuseas ou alterações no apetite, que, por sua vez, podem afetar os movimentos e o peso do intestino. Finalmente, mudanças recentes na dieta, intencionais ou não, também podem ter um impacto sobre as funções de seu aparelho digestivo, bem como o número na escala.

Quando procurar ajuda |

Se seus sintomas De diarréia persistir por mais de cinco dias, você tem dor abdominal grave, ou ficar desidratado, procure atendimento médico. Além disso, se você observar alterações crônicas ou prolongadas nos seus hábitos intestinais, informe o seu médico, pois você pode ter uma condição subjacente de má absorção. Sempre consulte o seu médico se você está perdendo peso involuntariamente, e particularmente se você caiu 5% ou mais do seu peso corporal total em um período de 6 a 12 meses.