casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Quais são as funções da enzima digestiva amilase?

O processo de digestão de carboidratos começa na boca e continua no intestino delgado. A quebra dos amidos na simples glicose do açúcar, que o corpo absorve, depende de uma enzima digestiva chamada alfa-amilase ou amilase. A indústria farmacêutica desenvolveu inibidores da amilase, ou bloqueadores do amido, que retardam a digestão do amido. Muitos alimentos vegetais naturalmente contêm compostos que também podem retardar a atividade da amilase. Alguns estudos em humanos indicam que retardar a atividade da amilase e a absorção de glicose podem ajudar no controle do peso e no controle da glicose no sangue. Vários tipos de glândulas salivares na boca produzem e secretam uma enzima digestiva chamada amilase salivar. Esta enzima é conhecida como alfa-amilase. Pode quebrar ligações químicas chamadas alfa-ligações que ocorrem entre longas cadeias de moléculas de glicose em amidos complexos. O objetivo principal da amilase salivar é digerir parcialmente os amidos em cadeias mais curtas de glicose chamadas polissacarídeos, bem como um dissacarídeo que consiste em duas moléculas de glicose chamadas maltose. A maltose tem um sabor adocicado, e se você mantiver alimentos com amido na sua boca por um tempo, você pode notar o aumento na doçura, uma vez que a amilase salivar faz o seu trabalho.

Amilase Pancreática

Normalmente, você faz Não segure a comida em sua boca por um longo período de tempo antes de engolir. Portanto, a maioria da digestão do amido deve ser completada no intestino delgado. A presença de alimentos parcialmente digeridos na parte superior do intestino delgado desencadeia a secreção de sucos pancreáticos no intestino. As secreções pancreáticas contêm outro tipo de alfa-amilase chamada amilase pancreática, que é altamente similar, mas não idêntica à amilase salivar. A amilase pancreática completa a quebra dos amidos em maltose. Finalmente, uma enzima chamada maltase localizada nas células que revestem o intestino delgado decompõe a maltose em glicose, que é absorvida pelo sangue.

Inibidores da amilase

Compostos que inibem e retardam a atividade da amilase são de interesse porque retardam digestão de amido e absorção de glicose e diminuir picos de açúcar no sangue após uma refeição. Isso é importante em pessoas com diabetes tipo 2 que apresentam níveis elevados de glicose no sangue por longos períodos após a ingestão. Acarbose é um medicamento comercializável comercialmente disponível que inibe a atividade da amilase. Acarbose, no entanto, tem efeitos colaterais indesejáveis, notavelmente a produção excessiva de gases intestinais. Como uma alternativa para a droga acarbose, compostos flavonóides que estão naturalmente presentes em muitas das frutas e vegetais em sua dieta podem inibir e retardar a atividade da amilase.

Estudos Humanos

Um extrato rico em flavonóides proprietário de comum feijão branco que inibe a atividade da amilase foi desenvolvido e testado como um suplemento dietético para perda de peso e controle da glicose no sangue. O extrato de feijão foi determinado para ser eficaz para induzir a perda de peso e reduzir os picos de glicose no sangue sem produzir efeitos colaterais indesejáveis, de acordo com uma revisão de estudos clínicos publicados na edição de 17 de março de 2011 do Nutrition Journal. Os estudos publicados na edição de julho de 2011 do The British Journal of Nutrition concluíram que testes maiores e mais rigorosos são necessários para determinar a eficácia dos suplementos de extrato de feijão para perda de peso.