casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Como o câncer de linfoma se espalha?

Os cânceres de linfomas se desenvolvem nas células do sistema imunológico ou nas células do sistema linfático. Eles são classificados como linfomas de Hodgkin ou não-Hodgkin e se são de crescimento lento ou agressivo. Mais de 10 tipos diferentes de linfomas não-Hodgkin existem. O National Cancer Institute ou NCI informa que a taxa de incidência ajustada por idade para o linfoma é de 22,4 por 100.000 homens e mulheres por ano. O NCI também observa que a sobrevida global em cinco anos das pessoas com linfoma é de 70%.

O sistema linfático é composto por uma rede de nódulos e vasos interconectados que transportam fluidos e nutrientes e imunológico. células do sistema. O timo e a medula óssea estão envolvidos na síntese ou maturação das células do sistema imunológico que são transportadas pelo sistema linfático. Os linfomas podem se desenvolver em múltiplos tipos diferentes de glóbulos brancos e, por estarem dentro do sistema linfático, as células tumorais podem se disseminar de um linfonodo para outro através dos vasos linfáticos. O NCI relata que pessoas com linfoma geralmente têm câncer não localizado no qual células tumorais se mudaram para outras partes do sistema linfático.

Células Malignas

As células tumorais derivadas de linfoma transportadas no sistema linfático precisam não seja maligno. Isso contrasta com outros tumores sólidos, porque essas células tumorais precisam se transformar em células malignas para serem transportadas para locais distantes. Células malignas são células cancerígenas que adquiriram mais mutações, permitindo-lhes invadir os vasos sanguíneos e outros tecidos. Metástase é o processo pelo qual as células cancerosas malignas de um tumor primário se espalhar para outro local. Nesse processo, as células tumorais são eliminadas do tumor primário e se movem para vasos sangüíneos ou linfáticos. As células do tumor são transportadas para outras áreas do corpo onde invadem outros tecidos. O NCI informa que os pulmões, ossos, fígado e cérebro são os locais mais comuns de metástase. Embora seja raro, os linfomas podem se transformar em tumores malignos e metastatizar ou disseminar-se para outros órgãos que não estão no sistema linfático.

Estadiamento de Linfomas

Os linfomas são categorizados em quatro estágios diferentes, que caracterizam o O câncer se espalhou pelo corpo. Segundo o site eHealthMD, os quatro estágios do linfoma são os seguintes; o primeiro estágio refere-se a linfomas localizados em um linfonodo ou em um local não linfático; os linfomas do estágio dois podem ter se espalhado para dois ou mais linfonodos que estão do mesmo lado do diafragma, o que separa o corpo na região torácica e da cabeça e no abdome e nas pernas; os linfomas do estágio três se espalharam para os linfonodos em ambos os lados do diafragma ou podem ter um segundo tumor em um local não linfático; os linfomas do quarto estágio disseminam-se difusamente nos gânglios linfáticos e em um ou mais órgãos ou tecidos.

Tratamento

A intensidade do tratamento dos linfomas depende do estágio em que é classificado e se é lento crescendo ou agressivo. O site Health Central afirma que pacientes com estágio lento de um e dois linfomas podem ser cuidadosamente monitorados quanto ao início dos sintomas ou tratados com quimioterapia e radioterapia ou novas terapias biológicas. O mesmo tipo de espera vigilante antes do início do tratamento é recomendado para os linfomas de crescimento lento três e quatro. No entanto, após o início dos sintomas em pessoas com esses tipos de linfoma ou naqueles com três e quatro linfomas em estágio de crescimento rápido, eles são tratados agressivamente com quimioterapia combinada, agentes imunológicos, radiação e possível transplante de medula óssea ou de células tronco.