casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Ervas para uso em banhos de vapor

Ao longo da história e em todas as culturas, as pessoas entenderam que os banhos de vapor são benéficos. Eles proporcionam relaxamento físico e mental e aliviam o desconforto respiratório. Adicionar ervas secas ou óleos essenciais a um banho de vapor aumenta esses benefícios à saúde.

O vapor fornece uma maneira eficaz de usar ervas porque abre os poros, permitindo que os vegetais sejam absorvidos na pele mais facilmente. O vapor também facilita a respiração, o que permite que as essências das ervas sejam inaladas com facilidade. Para infundir o vapor, adicione um punhado de ervas secas ou uma colher de chá de óleo essencial puro à água antes de aquecê-lo.

Os banhos de vapor podem ser usados ​​como parte de um regime de desintoxicação natural. O vapor faz com que o corpo sue e expulse as toxinas, o que é benéfico para o fígado, segundo o autor Andrew Weil. Você pode adicionar ervas à água para aumentar os efeitos de limpeza do vapor. Óleo essencial de zimbro, por exemplo, atua como um diurético e estimula o seu corpo a eliminar o ácido úrico.

Benefícios

Adicionando óleo essencial de lavanda ao seu banho torna a experiência ainda mais calmante. Inalar essência de lavanda diminui a ansiedade e agitação e ajuda a relaxar. Lavanda também tem sido usada para aliviar a depressão, e inalar o perfume regularmente ajuda a melhorar o seu humor em geral.

Função

O vapor acalma a garganta, passagens nasais e pulmões, e afina a mucosa do trato respiratório. A sálvia e o eucalipto são descongestionantes com propriedades antiinflamatórias e antimicrobianas. Um banho de vapor com eucalipto e água com infusão de sálvia ameniza os sintomas da bronquite. Ao adicionar extrato de camomila à sua água, você pode aliviar os sintomas respiratórios associados ao resfriado comum.

Aviso

Os banhos de vapor não devem ser usados ​​por pessoas com problemas cardíacos conhecidos ou por mulheres grávidas. As mulheres grávidas devem evitar o uso de óleos essenciais de zimbro, sálvia e lavanda. O óleo essencial de lavanda usado em conjunto com o vapor pode causar sonolência. Os banhos de vapor provocam uma transpiração abundante, por isso, beba água suficiente para se manter hidratado. Como acontece com qualquer remédio natural, consulte seu médico antes de adicionar ervas ou óleos essenciais ao seu regime de autocuidado.