casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Antioxidantes em um Blackberry

As amoras são uma fruta saudável e saborosa, com níveis extremamente altos de antioxidantes. Os antioxidantes em amoras vêm em muitas formas diferentes, incluindo vitaminas e minerais familiares, bem como várias classes de fitoquímicos que só recentemente foram identificados. Essas bagas pequenas e escuras também têm uma ampla gama de nutrientes que beneficiam a saúde geral, incluindo a fibra fornecida por suas sementes.

Antioxidantes

Antioxidantes neutralizam compostos chamados radicais livres no corpo. Os radicais livres se formam quando as moléculas perdem um elétron e se tornam instáveis. Essas moléculas altamente carregadas viajam através das células em busca de outras moléculas com elétrons frouxamente ligados que podem roubar. Os componentes celulares podem ser danificados de forma irreversível pela disseminação de radicais livres, se essas partículas forem deixadas sem controle. Os antioxidantes funcionam doando um elétron aos radicais livres, tornando-os inofensivos.

Amoras-pretas

As amoras-pretas têm uma alta pontuação na Capacidade de Absorção Radical de Oxigênio, ou ORAC, que é usada para medir os níveis totais de antioxidantes nos alimentos. O teor de antioxidantes das amoras-pretas do noroeste dos EUA está entre 24 e 77 micromoles por grama, de acordo com a Oregon State University. Estes níveis são mais elevados do que outros frutos altamente antioxidantes, como os mirtilos. Os altos níveis de antioxidantes das amoras podem ajudar na prevenção do câncer, na saúde cardiovascular e na prevenção de doenças neurodegenerativas quando essas frutas são consumidas como parte de uma dieta balanceada e nutritiva.

Micronutrientes

Muitos dos micronutrientes presentes amoras têm atividade antioxidante. Uma xícara de amoras contém 30,2 miligramas de vitamina C, ou quase metade da ingestão diária recomendada de 75 miligramas para as mulheres, e mais de 1/3 dos 85 miligramas recomendados para os homens. Amoras também contêm 1,68 miligramas de vitamina E, ou 10% da ingestão diária recomendada de 15 miligramas para adultos, e 308 Unidades Internacionais de vitamina A. Outros micronutrientes antioxidantes em amoras incluem selênio, vitamina K e niacina. A cor púrpura escura das amoras-pretas vem de antioxidantes polifenóis chamados antocianinas. O teor de antocianinas das amoras é de 83 miligramas a 326 miligramas por 100 gramas de bagas. Uma porção de 100 gramas de amoras Evergreen contém 1,4 miligramas de catequinas, outro tipo de antioxidante polifenólico também encontrado no chá verde. Outros antioxidantes polifenóis em amoras incluem os flavonóis quercetina e kaempferol.

Carotenóides

Outra categoria de fitoquímicos antioxidantes é os carotenóides. Amoras contêm alguns carotenóides diferentes, incluindo beta-caroteno, luteína, zeaxantina, beta-criptoxantina e alfa-criptoxantina. Uma análise de 2007 no "Journal of Food Composition and Analysis" descobriu que as amoras tinham um teor de carotenóides maior do que framboesas, mirtilos, morangos, groselhas e groselhas. As amoras foram particularmente elevadas em beta-caroteno, com 101,4 microgramas por 100 gramas de bagas e luteína, a 270,1 microgramas por 100 gramas. O beta-caroteno e a luteína aumentam a saúde dos olhos, além de suas propriedades antioxidantes.