casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Para que serve o beta-caroteno?

O beta-caroteno, um composto pigmentado solúvel em gordura, é um dos vários tipos de carotenóides presentes nas frutas, verduras e grãos integrais. Os alimentos que contêm beta-caroteno incluem cenoura, batata-doce, abóbora, pimentão, damasco, espinafre e vegetais verdes. O betacaroteno tem propriedades antioxidantes e, juntamente com outros carotenóides, fornece cerca de 50% da vitamina A necessária para uma dieta saudável.

Vitamina A

O corpo converte beta-caroteno e outros carotenóides em vitamina A , um nutriente essencial. A vitamina A desempenha um papel essencial na divisão celular, reprodução, crescimento ósseo, visão, saúde da pele e regulação do sistema imunológico. Suficiente vitamina A ajuda o corpo a combater infecções. A deficiência de vitamina A pode causar cegueira noturna e uma diminuição da capacidade de combater infecções.

O beta-caroteno pode reduzir a sensibilidade ao sol e risco de queimaduras solares em pessoas com maior vulnerabilidade a queimaduras solares, incluindo indivíduos com eritropoietic Protoporfiria, um distúrbio hereditário do sangue. Reduzir o risco de doença

Protoporfiria, uma doença hereditária do sangue. O beta-caroteno pode ser mais eficaz na redução do risco de câncer de mama em mulheres de alto risco, como mulheres com história familiar de câncer de mama ou mulheres que consomem grandes quantidades de álcool. O beta-caroteno também pode reduzir o risco de câncer de ovário em mulheres na pós-menopausa, e pode reduzir o risco de morte relacionada à gravidez, diarréia e febre após o parto em mulheres desnutridas.

Suplementação com beta -caroteno, juntamente com vitamina C, vitamina E e zinco, pode ajudar a tratar a degeneração macular relacionada à idade avançada, uma doença ocular. O betacaroteno pode prevenir ataques de asma induzidos pelo exercício e pode prevenir o agravamento da osteoartrite existente. Pode também tratar a leucoplaquia oral, uma doença da língua.

Aviso: A maioria das pessoas deve obter beta-caroteno suficiente através de fontes alimentares. Suplementos de beta-caroteno podem não ser seguros para todos, e você só deve tomá-los para condições médicas específicas e com supervisão apropriada. Altas doses de suplementos de beta-caroteno em longo prazo podem não ser seguras.