casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Os efeitos de muito pouco cobre no corpo

O cobre é um mineral presente em todos os tecidos do corpo. Você deve obter quantidades suficientes de cobre de sua dieta para evitar se tornar deficiente. Certas deficiências de cobre também podem exigir tratamento médico. Conhecer os sinais de alerta e as conseqüências de uma deficiência de cobre permitirá que você busque assistência médica e determine um tratamento adequado para restaurar sua saúde.

Importância do cobre

O cobre é um mineral que funciona com ferro para ajudar o seu corpo a produzir glóbulos vermelhos saudáveis ​​e fortes. Os glóbulos vermelhos saudáveis ​​são mais capazes de transportar oxigênio para todas as partes do corpo, de modo que cada sistema funcione de forma eficiente e adequada. Você também precisa de cobre em sua dieta porque ajuda na saúde de seus vasos sanguíneos, ossos, nervos e sistema imunológico. Os bebês precisam de 200 a 220 mcg por dia. Crianças entre um e três anos de idade necessitam de 340 mcg, crianças entre quatro e oito anos de idade necessitam de 440 mcg e crianças de nove a 13 anos necessitam de 700 mcg por dia. Crianças com idades entre 14 e 18 anos precisam de 890 mcg por dia, e qualquer pessoa acima de 18 anos precisa receber 900 mcg diariamente.

Deficiência de cobre

Uma deficiência de cobre pode ocorrer se você fizer não consuma uma ingestão adequada do mineral. O Manual Merck observa que isso não é comum, mas certas condições podem contribuir para uma deficiência de cobre. A diarréia infantil crônica é uma das causas, assim como o kwashiokor, que é um grave problema de má absorção de proteínas. Outros problemas de má absorção e ingestão excessiva de zinco também podem levar a uma deficiência de cobre. Ser deficiente em cobre também pode levar à anemia e osteoporose.

Síndrome de Menkes é uma deficiência de cobre que afeta bebês do sexo masculino que herdam um gene mutante ligado ao cromossomo X, observa o Manual Merck. Se um bebê masculino nascer com Síndrome de Menkes, ele apresentará sintomas incluindo vômitos, diarréia, hipopigmentação e problemas ósseos. Ele também provavelmente será mentalmente retardado e terá cabelos crespos. Diagnóstico precoce e tratamento é essencial, mas muitos bebês com Síndrome de Menkes muitas vezes têm problemas de desenvolvimento neurológico.

Alimentos com cobre: ​​Se você tem uma deficiência de cobre, seu médico provavelmente recomendará um suplemento de cobre ou outra medicação. Incluir alimentos ricos em cobre em sua dieta pode ajudar a prevenir uma deficiência de cobre adquirida. Acrescente moluscos, ostras, cereais integrais, feijões, nozes, batatas e carnes, como fígado e rins à sua dieta. Vegetais verdes folhosos, frutas secas, cacau, pimenta e fermento também fornecerão um pouco de cobre, apontam as notas do National Institutes of Health.