casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

E se os números de pressão arterial estão muito próximos?

A pressão arterial é lida através da pressão sistólica e diastólica. O número resultante indica a pressão exercida nas paredes das artérias quando o coração bate. Se os números resultantes estiverem próximos, pode ser uma indicação de pressão alta ou pressão sangüínea baixa.

Pressão Sistólica

A pressão sistólica indica pressão quando o coração se contrai. O número sistólico é a metade superior da leitura da pressão arterial.

Diastólico

O número diastólico indica pressão quando o coração está em repouso. As leituras diastólicas são a metade inferior da leitura da pressão arterial.

Hipertensão Arterial

Se o número diastólico é alto e corresponde a um número sistólico em centenas (por exemplo, 130/120), isso indica o estágio dois pressão alta. Estágio dois pressão alta requer atenção imediata, pois apresenta um alto risco de incidente cardíaco, ruptura de vasos sanguíneos ou danos aos rins.

Pressão arterial baixa

Se o número sistólico é baixo e perto da diastólica número (por exemplo, 90/80), indica pressão arterial baixa. A pressão sangüínea baixa pode não ser prejudicial, dependendo da faixa de números sistólicos e diastólicos, mas pode ser indicativa de problemas mais sérios se os números forem muito baixos ou se a pressão cair repentinamente, segundo a Clínica Mayo.

Os intervalos ideais de pressão arterial são a pressão sistólica em torno de 120 e a pressão diastólica em torno de 80, de acordo com a American Heart Association. Tanto a pressão alta quanto a baixa podem ser tratadas com modificação do estilo de vida e medicamentos prescritos.