casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Creatina Soro Fosfocinase Elevada

A creatina fosfoquinase, ou CPK, é uma enzima encontrada no coração, no cérebro e nos músculos esqueléticos. Quando esses órgãos se quebram, isso pode fazer com que a quantidade total de CPK no sangue suba. CPK realmente vem em três tipos diferentes, ou isoenzimas, que podem permitir que seu médico identifique o órgão danificado. Se a creatina fosfoquinase sérica total estiver elevada, o médico precisará realizar exames de sangue adicionais para determinar exatamente o que está causando elevação. Este teste adicional mede as isoenzimas; eles são muito mais precisos na identificação da causa da creatinafosfoquinase elevada.

Total Creatina Fosfoquinase

Sua creatina fosfoquinase sérica total, ou CPK, pode elevar por várias razões. Algumas dessas razões incluem ataque cardíaco, derrame, convulsões, abstinência de álcool, morte de tecido pulmonar e rabdomiólise ou morte de tecido muscular, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. Alguns medicamentos como ampicilina, anticoagulantes, aspirina, morfina, furosemida, álcool e cocaína também podem causar uma alta CPK total. No entanto, itens simples e inócuos, como exercícios extenuantes ou a inflamação do lúpus, também podem elevar esse exame de sangue, de acordo com o John Hopkins Lupus Center.

Isoenzima CPK-1

Isoenzima CPK-1, também chamada CPK -BB, é encontrado no cérebro e nos pulmões. Se esta isoenzima for elevada, você poderá ver danos nessas áreas do corpo. Câncer cerebral, acidente vascular cerebral, terapia eletroconvulsiva e convulsão são algumas das razões pelas quais essa enzima irá apresentar resultados superiores ao normal em um exame de sangue. Morte de tecido pulmonar através de um infarto pulmonar é outra causa comum de leituras elevadas de CPK-1.

Isoenzima CPK-2

A isoenzima CPK-2, ou CPK-MB, é a isoenzima mais comumente referenciada porque determina se você teve um ataque cardíaco. Estes níveis subirão 2 a 3 horas após um ataque cardíaco, atingindo o pico em 12 a 24 horas se não houver mais insulto ao tecido muscular cardíaco e retornando ao normal 12 a 48 horas após o incidente cardíaco. Outras causas de níveis elevados de CPK-MB envolvem lesões no coração, como cirurgia de coração aberto, miocardite ou inflamação do coração, trauma cardíaco, desfibrilação cardíaca e lesão elétrica.

Isoenzyme CPK-3

Isoenzyme CPK- 3, ou CPK-MM, é encontrado nos músculos esqueléticos. Esta é a isoenzima que eleva do exercício extenuante. Outras causas de CPK-3 elevada são trauma por esmagamento, rabdomiólise, miosite ou inflamação muscular, muitas injeções intramusculares, distrofia muscular, cirurgia recente e convulsões recentes. , , ] ]