casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Medicina Alternativa para Transtornos de Ansiedade

Além de medicação e psicoterapia, há uma variedade de opções de tratamento não convencionais para a ansiedade, algumas das quais mostram resultados promissores. Esses tratamentos são usados como alternativas ou em conjunto com abordagens convencionais.

EMENS: Desmobilização e Reprocessamento de Movimentos Oculares (EMDR)

EMDR, uma nova técnica de psicoterapia, é especialmente eficaz para ajudar as pessoas a superar o transtorno de estresse pós-traumático. . Essa forma de terapia usa estimulação bilateral, seja por meio do movimento do olho direito ou esquerdo ou da estimulação tátil das mãos ou dos joelhos, para ativar os hemisférios esquerdo e direito do cérebro. Como o paciente é solicitado a recordar eventos desencadeantes de ansiedade, o terapeuta inicia a estimulação bilateral para liberar a carga emocional, que foi aprisionada no sistema nervoso. Uma vez que o paciente não sente mais ansiedade em relação à memória angustiante, o EMDR também pode ser usado para instalar uma nova crença ou perspectiva positiva sobre o evento-alvo.

Biofeedback

O biofeedback é uma técnica que ensina a pessoa a ganhar controle sobre sua mente e corpo. Usando sensores elétricos, o biofeedback mede mudanças nas funções físicas, como frequência cardíaca, temperatura da pele e atividade das ondas cerebrais. Pessoas com ansiedade aprendem durante uma sessão de biofeedback como certas técnicas de relaxamento podem mudar os sinais de seus próprios corpos. O feedback fisiológico objetivo e mensurável ajuda-os a desenvolver gradualmente uma maior proficiência em suas habilidades para se acalmar e relaxar. Enquanto apenas duas décadas atrás biofeedback tinha sido considerado um método de franjas, agora é amplamente aceito como um tratamento complementar eficaz de ansiedade, depressão e dor crônica.

Acupuntura

Acupuntura é baseada em princípios da medicina chinesa antiga e visa aumentar e equilibrar o fluxo de energia, ou qi, no corpo. Agulhas esterilizadas são colocadas em pontos específicos do corpo, o que é pensado para estimular a liberação de energia estagnada. Embora os estudos demonstrem que a acupuntura é um método eficaz para aliviar a dor crônica e o estresse pré-operatório, mais pesquisas são necessárias para investigar seus benefícios no tratamento de transtornos de ansiedade crônicos.

Kva (Piper mesthysticum) , que é encontrado no Pacífico Sul, é um dos tratamentos com ervas mais comumente usados para reduzir a ansiedade. Alguns estudos demonstraram uma diminuição moderada dos sintomas de ansiedade, enquanto outros não puderam confirmar esses achados. Em casos raros, o consumo de kava tem sido associado à toxicidade hepática.

St. A erva-de-são-joão (Hypericum perforatum) e o cardo mariano (Silybum marianum) são dois outros suplementos herbáceos frequentemente utilizados para a ansiedade, o TOC e a depressão. Estudos de pesquisa, no entanto, não provaram que qualquer um deles tem algum benefício na redução dos sintomas de ansiedade.

É importante ter em mente que os suplementos de ervas podem interferir com a medicação prescrita e levar a uma diminuição ou a um aumentar em sua potência. Portanto, é importante consultar o seu médico antes de tomar medicamentos fitoterápicos.

Hipnoterapia -

Hipnoterapia, ou hipnose, aborda problemas emocionais ou físicos, ativando mudanças positivas em um nível subconsciente. Esta forma de terapia usa imaginação guiada, relaxamento progressivo e foco intenso para induzir um estado de transe que geralmente é experimentado como calmo e confortável. No estado de transe, um hipnoterapeuta pode explorar com o cliente as possíveis causas subjacentes da ansiedade e introduzir padrões de enfrentamento e novas crenças positivas para lidar melhor com os desafios emocionais. Um grande número de estudos forneceu evidências convincentes de que a hipnoterapia é um tratamento eficaz para complicações relacionadas à ansiedade e ansiedade, como dores de cabeça e síndrome do intestino irritável.

Meditação Mindfulness

Meditação, que tem sua origem em muitos As práticas espirituais orientais, como o budismo e o hinduísmo, são definidas como o foco intencional da atenção no momento presente com a finalidade de acalmar e relaxar a mente e o corpo.

A mediação da atenção plena enfatiza a observação não julgadora da mente. sensações, pensamentos, emoções e estados físicos como o caminho para permanecer presente no momento. Pensamentos ou sentimentos de distração não são ignorados ou deixados de lado, mas sim reconhecidos com uma atitude de abertura, curiosidade e aceitação. Um grande número de estudos apóia os benefícios da meditação mindfulness na diminuição da ansiedade, estresse e problemas de saúde relacionados ao estresse, como dor nas costas crônica, doenças cardíacas, fibromialgia e doenças autoimunes.

Técnicas de Relaxamento

Treinamento autogênico , relaxamento progressivo, escaneamento corporal e visualização são algumas das técnicas de relaxamento mais populares. O objetivo desses métodos é aprender a relaxar a mente e o corpo e assim restaurar o equilíbrio entre o sistema nervoso simpático (responsável pela resposta de luta ou fuga) e o sistema nervoso parassimpático (que regula o repouso e a digestão). A pesquisa apóia a noção de que essas técnicas podem ser úteis para reduzir a ansiedade e os problemas de saúde induzidos pela ansiedade.

Existem outras formas alternativas de tratamento que valem a pena mencionar, como homeopatia, toque terapêutico, reiki, ioga e tai chi. . Mais pesquisas são necessárias para estabelecer como esses métodos são benéficos para o tratamento da ansiedade. Como a maioria desses tratamentos alternativos se concentra na redução dos sintomas e não na abordagem das causas mentais e emocionais da ansiedade, eles devem ser considerados principalmente em conjunto com a psicoterapia ou a terapia cognitivo-comportamental. , , ] ]