casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Intoxicação alimentar a partir de frutas e vegetais crus

A intoxicação alimentar, que também é chamada de doença de origem alimentar, ocorre quando uma pessoa consome comida que foi contaminada por um organismo infeccioso. Estes organismos infecciosos podem incluir bactérias, vírus, parasitas e toxinas. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças observam que há aproximadamente 76 milhões de casos de intoxicação alimentar nos Estados Unidos a cada ano.

Causas

A causa mais comum de intoxicação alimentar a partir de frutas e vegetais crus é a contaminação, que é definida pela MayoClinic.com como a transferência de organismos nocivos de uma superfície para outra. As frutas e verduras cruas geralmente ficam contaminadas quando tocam em superfícies que já mantiveram a carne ou quando uma pessoa toca o produto com as mãos sujas. Como as frutas e verduras cruas não são submetidas a nenhum procedimento de cocção, os organismos infecciosos que os contaminam são capazes de prosperar e causar intoxicação alimentar.

Existem inúmeros organismos infecciosos que podem contaminar frutas e vegetais crus e "cause food poisoning.", 3, [[Alguns dos mais comuns desses organismos infecciosos são as bactérias Shigella e Noroviruses. Hepatite A, Giardia lamblia e Rotavirus também podem invadir produtos crus e causar intoxicação alimentar. Ocasionalmente, Salmonella e E. coli de fontes de carne fazem o seu caminho para frutas e legumes crus.

Sintomas O

O aparecimento de sintomas de intoxicação alimentar a partir de frutas e vegetais crus varia com base no tipo de organismo que é causando o envenenamento, mas os sintomas são geralmente os mesmos para todos os tipos, no entanto. Esses sintomas podem incluir cólicas abdominais, diarréia grave, febre, calafrios, náusea, vômito, dor de cabeça, fadiga e fraqueza. Doença de intoxicação alimentar pode durar de um a 10 dias, de acordo com MayoClinic.com.

Medline Plus observa que a maioria das pessoas se recupera de intoxicação alimentar sem intervenção médica. O objetivo do tratamento para intoxicação alimentar é reabastecer os fluidos em um esforço para evitar a desidratação. Soluções eletrolíticas de água ou de balcão são a melhor maneira de substituir o fluido perdido. Se a diarréia é excessiva, soluções eletrolíticas intravenosas podem ser necessárias.

Prevenção

Há uma série de medidas que uma pessoa pode tomar para diminuir as chances de desenvolver intoxicação alimentar a partir de frutas e vegetais crus. Um passo importante é lavar bem as frutas e legumes crus antes do consumo. Escovas vegetais e soluções de lavagem estão disponíveis para uma limpeza mais profunda.

Outra maneira de diminuir as chances de intoxicação alimentar é manter frutas e vegetais crus separados dos alimentos que podem causar contaminação, como carne crua. Use tábuas de corte separadas e facas durante a preparação de alimentos.