casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Efeitos colaterais do Flexeril

Se você estiver com espasmos musculares que estão causando dor, seu médico poderá prescrever um curso de curta duração de Flexeril. Este medicamento é geralmente eficaz e seguro, mas tem um número de efeitos colaterais que você deve estar ciente.

O que é Flexeril?

Flexeril é o nome da marca para ciclobenzaprina, um relaxante muscular comum. É usado para reduzir espasmos musculares que geralmente ocorrem com lesões musculares, ligamentares ou ósseas. Aliviando estes espasmos, Flexeril reduz a dor e a rigidez. Ele deve ser usado em conjunto com o descanso e a fisioterapia.

O Flexeril não age diretamente nos músculos, por isso normalmente não interfere na função ou força muscular normal. Atua principalmente em uma região do cérebro para reduzir a probabilidade de espasmos musculares.

A molécula de Flexeril tem a mesma estrutura geral dos medicamentos antidepressivos tricíclicos, como amitriptilina (Elavil) e imipramina (Tofranil). Por causa disso, o Flexeril tem muitos dos mesmos efeitos colaterais que esses antidepressivos.

Efeitos colaterais do Flexeril Menor

Um número de efeitos colaterais relativamente menores pode ocorrer ao usar o Flexeril, incluindo:

Sonolência

Boca seca

Tonturas

Visão turva

Sabor desagradável na boca

Perda de apetite

Náusea, dor abdominal ou indigestão

Diarréia ou constipação

Nervosismo ou irritabilidade

Confusão

Diminuição da capacidade de concentração mental

Sonolência e boca seca são os efeitos colaterais mais comuns, ocorrendo em até um terço das pessoas, de acordo com a informação de prescrição Flexeril aprovada pelo Food and Drug Administration (FDA). A tontura é o terceiro mais comum, ocorrendo em cerca de 10% das pessoas.

Entre em contato com seu médico se os efeitos colaterais menores se tornarem incômodos. Reduzir a dose ou frequência do Flexeril irá, frequentemente, melhorar estes sintomas. Tomar Flexeril apenas na hora de dormir pode reduzir a sonolência durante o dia. Evite dirigir um carro, operar máquinas pesadas ou tomar decisões importantes enquanto toma Flexeril, pois sua capacidade de pensar claramente pode ser prejudicada.

Efeitos colaterais Flexeril graves

Menos comumente, Flexeril pode causar sérios efeitos colaterais. Se você notar algum destes sintomas, pare de tomar este medicamento e procure atendimento médico imediato:

Batimentos cardíacos rápidos, batendo ou irregulares

Dor no peito

Confusão, com fraqueza ou falta de coordenação

Grave sonolência

Náusea grave

Dor abdominal intensa

Pele amarelada ou os olhos

Convulsões

O Flexeril também pode causar uma condição potencialmente fatal chamada síndrome da serotonina. De acordo com a Clínica Mayo, os sintomas desta condição incluem:

Uma alta temperatura

Suando profusa

Batimentos cardíacos rápidos ou irregulares

Sangue alto pressão

Diarréia

Confusão severa

Rigidez muscular ou contrações musculares

Tremores

Cefaléia

Convulsões

Desmaio

Coma

A síndrome é rara quando o Flexeril é usado isoladamente, mas é mais provável que o Flexeril seja tomado com algumas outras drogas, especialmente a monoamina oxidase ( MAO) inibidores.

Reações alérgicas e overdose

Como acontece com qualquer medicamento, algumas pessoas podem ser alérgicas ao Flexeril. Raramente, uma reação alérgica grave pode ocorrer, produzindo:

Hives

Um rosto ou corpo vermelho

Inchaço da face, boca ou garganta

Falta de ar

Chiado

Tonturas

Desmaio

Os sintomas de uma overdose podem incluir:

>

Sonolência grave

Batimento cardíaco rápido

Pressão alta ou baixa

Vomitar

Alucinações

Dor no peito

Convulsões

Fala arrastada

Febre

Suando

Quando grave, coma ou morte pode ocorrer.

Ligue para o 911 ou vá para a sala de emergência imediatamente se tiver sintomas de reação alérgica grave ou overdose.

Interações medicamentosas

Flexeril pode interagir com um número de medicamentos. Antes de iniciar o Flexeril, certifique-se de que seu médico esteja ciente de todos os medicamentos que você está tomando.

Uma das interações mais importantes é entre o Flexeril e os inibidores da MAO, como isocarboxazid (Marplan) e fenelzine (Nardil). Tomar inibidores da MAO com Flexeril aumenta significativamente a probabilidade de síndrome serotoninérgica.

Drogas que causam sonolência são outra fonte de interação medicamentosa, pois podem aumentar a sonolência produzida por Flexeril. Estes incluem medicamentos ansiolíticos, medicamentos para dormir, barbitúricos, analgésicos opioides, tranquilizantes ou medicamentos psiquiátricos.

Como observado no Drugs.com, muitos outros medicamentos também podem interagir com o Flexeril, incluindo:

Medicamentos usados para acelerar o batimento cardíaco, como atropina e glicopirrolato

Alguns medicamentos antimusais: difenidratinate (Dramamine) e escopolamina (Transderm-Scop)

Benztropina (Cogentin), um medicamento para a doença de Parkinson

Alguns medicamentos para respirar: o ipratrópio (Atrovent) e tiotrópio (Spiriva)

Tramadol (Ultram), um medicamento para aliviar a dor

Vários medicamentos para as condições da bexiga, como a oxibutinina (Ditropan, Oxytrol) e solifenacina (Vesicare)

Vários medicamentos para a síndrome do intestino irritável, como diciclomina (Bentyl) e hiosciamina (Anaspaz, Cytosplaz )

Contra-indicações

Devido à possibilidade de uma interação medicamentosa com risco de vida - serotonina síndrome - a informação de prescrição aprovada pela FDA indica que as pessoas que tomaram qualquer inibidor da MAO nos últimos 14 dias não devem tomar Flexeril. São necessárias duas semanas para ter certeza de que não há mais inibidor da MAO em seu sistema.

Como o Flexeril pode causar um ritmo cardíaco acelerado ou anormal, o FDA indica que não deve ser usado em pessoas para quem ser especialmente perigoso. Isso inclui pessoas com um ataque cardíaco recente, insuficiência cardíaca, um ritmo cardíaco anormal preexistente ou hipertireoidismo (uma tireoide hiperativa).

Como o Flexeril é degradado pelo fígado, a função hepática reduzida pode levar a níveis perigosamente altos de Flexeril. no corpo. A FDA recomenda tomar uma dose menor do que o normal se a função hepática estiver levemente prejudicada e evitar completamente Flexeril se a função hepática for moderada a severamente reduzida.

Advertências Adicionais

A informação de prescrição aprovada pela FDA indica que Flexeril deve ser usado por um curto período de tempo - por um período máximo de duas a três semanas. Isso ocorre porque não há nenhuma boa evidência científica de que é eficaz quando levado além deste tempo.

Além disso, o Flexeril só é aprovado para uso em lesões agudas musculares, ligamentares ou ósseas, e essas condições não devem exigir um músculo. Relaxante após três semanas.

O Flexeril é considerado uma droga da Classe B da gravidez. Isso significa que é mais provável que seja seguro engravidar, mas não foram feitas pesquisas suficientes para provar que isso definitivamente não é prejudicial para o bebê. Antes de tomar Flexeril, informe o seu médico se você é ou poderia estar grávida.

Não se sabe se Flexeril passa para o leite materno, mas drogas similares - como os antidepressivos tricíclicos - entram nele. Se você está amamentando, pergunte ao seu pediatra antes de tomar Flexeril.

Flexeril pode piorar algumas condições. Estes incluem retenção urinária (incapacidade de esvaziar adequadamente a bexiga) e glaucoma (pressão elevada dentro do olho). Se você tem alguma dessas condições, seu médico pode recomendar evitar Flexeril.

A combinação de álcool e Flexeril pode produzir sonolência significativa. Não beba álcool enquanto estiver tomando este medicamento.

, , ] ]