casa | | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | Segurança Alimentar |

Os tratamentos mais comuns para tornar a água potável

Água encontrado em lagos e riachos , enquanto campismo e caminhadas ou abastecimento de água contaminados por enchentes ou outros desastres naturais não deve ser usada para beber , preparar alimentos ou escovar os dentes , sem ser tratada. Existem várias maneiras de tratar eficazmente a água para torná-la segura para beber , dependendo do tempo e recursos disponíveis. Sedimentação e filtragem

água que estiver turva ou contiver resíduos visíveis devem ser resolvidos e filtrado. Coloque a água em um recipiente limpo e deixe descansar por pelo menos 24 horas , se possível. Grande detritos podem se estabelecer em uma a duas horas (ver referência 2 , capítulo 6, secção 2). Os detritos devem ter formado um sedimento no fundo , o que lhe permite derramar ou tirar água clara da parte superior do recipiente.

Se a água não é totalmente clara após 24 horas, filtrar através de um pano fino e limpo , filtro de papel ou um filtro de barro , se estiver disponível. Partículas muito finas na água pode exigir de coagulação (ver referência 1, Página 26).

A água que foi resolvido e filtrada ainda deve ser fervida ou quimicamente tratados.
Ebulição

ebulição é uma forma eficaz de destruir bactérias , vírus e parasitas de todos os tipos de veiculação hídrica ( Ver referência 2, Capítulo 5, Secção 1).

Traga água para ferver de um a cinco minutos . A Organização Mundial de Saúde recomenda a adição de mais um minuto de tempo de fervura para cada 500m acima do nível do mar (ver referência 1, Página 30). A água deve ser armazenado no recipiente em que foi cozido e idealmente usado logo depois de ter arrefecido . Desinfecção
Tratamento Químico

química é o mais eficaz maneira de tornar a água segura para beber (ver referência 2 , capítulo 7, seção 4.1).

O cloro é um método comum de tratamento de água. Adicionar 10 gotas de uma solução a 1 por cento de cloro ou uma a duas gotas de água sanitária sem perfume por litro de água limpa e deixe descansar por 30 minutos (ver referência 1, páginas 28-29 ; referência 3)

. O iodo é um outro método comum de tornar a água potável para uso a curto prazo . Várias preparações diferentes de iodo estão disponíveis comercialmente.

Outros , menos comuns , tratamentos químicos também são utilizados para o tratamento de água no nível da comunidade.
Solar Tratamento

obras de tratamento solar, aquecimento de água e expô-lo à radiação UV . Este método é fácil e barato, mas demora várias horas.

Encha uma clara garrafa de água de três quartos cheio de água limpa e agitar para arejar . Adicione a água para encher a garrafa completamente . Coloque a garrafa ao sol , de preferência em um pedaço de coberturas metálicas, em seu telhado ou em uma caixa solar. Uma caixa de energia solar pode ser feito , alinhando uma caixa ou caixote com papel alumínio.

Deixe a garrafa no lugar por seis horas em pleno sol, ou por até dois dias de sol parcial ( Ver referência 2 , Capítulo 5 , secção 3 ) .

Este método é mais eficaz se o lado da garrafa de costas para o sol é pintado de preto para absorver e irradiar calor . Fortemente riscado ou garrafas nublados deve ser substituída , como turvação e arranhões evitar que os raios UV atinjam a água corretamente (ver referência 2 , capítulo 5, seção 3).

Menos métodos comuns

coagulação pela adição de produtos químicos, como alum à água faz com que partículas muito pequenas , tais como argilas e vírus a se aglutinarem . Isso os torna pesado o suficiente para resolver fora da água (ver referência 2, página 26). Este método é usado principalmente por pessoas treinadas em situações de emergência .

Ozônio , suco de limão e outros ácidos são usados ​​para tratar quimicamente a água, mas esses métodos são impraticáveis ​​para uso doméstico ou de lazer para matar todos os patógenos (ver referência 1 , capítulo 7 , seções 4.5, 4.8).

Filtração por areia e carvão são comumente usados ​​para tratar a água potável em um nível da comunidade. A água tratada com areia ou filtração carvão geralmente requer desinfecção adicional ( Ver referência 2, página 27).

Avisos

• A Agência de Proteção Ambiental recomenda o uso de duas vezes o cloro ou iodo para tratar a água turva (ver referência 3). • Iodo não é adequado para uso a longo prazo , devido a possíveis efeitos adversos à saúde (ver referência 2 , capítulo 7 , seção 4.1). • Água turva não deve ser tratada com o método de tratamento solar. • O método de tratamento solar é mais eficaz nos trópicos. • Tenha cuidado quando tratar a sua própria água potável ; alguns patógenos podem não ser completamente destruído.