casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso |

Planos de Dieta da Síndrome Metabólica Livre

“Síndrome Metabólica” é um termo usado para descrever a presença simultânea de vários riscos sérios para o desenvolvimento de diabetes tipo 2 e várias formas de doenças cardíacas. Aproximadamente 50 milhões de americanos experimentam os efeitos desse distúrbio. Você pode ajudar a aliviar ou prevenir os efeitos da síndrome metabólica adotando um plano de alimentação saudável.

Síndrome Metabólica

Fatores de risco simultâneos que contribuem para o diagnóstico da síndrome metabólica incluem níveis excessivos de gordura no abdômen ou perto dele; hipertensão arterial, níveis excessivos de colesterol LDL no sangue e substâncias gordurosas chamadas triglicérides e baixos níveis sangüíneos de colesterol HDL. Outros fatores simultâneos incluem resistência anormal ao hormônio insulina que controla o açúcar no sangue e altos níveis sangüíneos de uma substância chamada proteína C-reativa. Fora desses problemas, os mais ameaçadores para a sua saúde são, provavelmente, a resistência à insulina e obesidade abdominal.

Diretrizes Dietéticas Gerais

Para combater os efeitos da síndrome metabólica, você deve controlar seu peso. Por sua vez, o controle do peso geralmente requer o controle de sua ingestão total de alimentos e a realização de certas mudanças em sua dieta diária. As diretrizes gerais para o estabelecimento de um plano de dieta saudável incluem o aumento da ingestão de grãos integrais, frutas, legumes e feijão; comer apenas carne magra, peixe e aves; e mudar para produtos lácteos com baixo teor de gordura ou sem gordura. Você também precisará reduzir a ingestão de alimentos, incluindo aqueles que contêm quantidades significativas de açúcar adicionado, sódio, colesterol e duas formas de gordura chamada gordura saturada e gordura trans.

Alimentos gordurosos a gordura inclui carne vermelha, laticínios integrais e aves de capoeira, enquanto alimentos ricos em gorduras trans incluem alimentos processados, produtos de panificação comercial, fast food e margarina. Em seu novo plano de dieta, você pode substituir esses alimentos por alimentos que contenham substâncias mais saudáveis ​​chamadas gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas. Comum alimentos com gordura monoinsaturada incluem abacates, gergelim e sementes de abóbora, nozes, amêndoas e azeite, amendoim e óleos de canola. Alimentos gordurosos poliinsaturados comuns incluem peixes, nozes, sementes de linhaça, óleo de canola e óleos feitos de semente de linhaça e soja.

Frutas, Legumes, Grãos

Você também pode promover a perda de peso aumentando sua ingestão de vegetais, grãos e frutas que contêm quantidades elevadas de uma substância chamada fibra. A fibra ajuda a reduzir a ingestão de alimentos, aumentando a quantidade de tempo necessária para mastigar os alimentos e fazendo com que você se sinta satisfeito por longos períodos de tempo. Fontes comuns de fibra incluem morangos, mirtilos, tomates, peras, maçãs, pepinos, cenouras, abobrinha, aipo, sementes, nozes, feijão, ervilhas secas, farinha de aveia e cereais integrais e pães.

Considerações

Para aumentar suas chances de aderir a um novo plano de dieta, escolha alimentos apropriados que lhe agradem e escolha o máximo de opções possíveis. Introduzir fibras à sua dieta lentamente ao longo do tempo para reduzir suas chances de efeitos colaterais desagradáveis, como cólicas, produção anormal de gases ou inchaço. Embora isso possa custar uma certa quantia em dinheiro, você pode obter benefícios significativos ao planejar uma nova dieta em associação com um médico ou nutricionista registrado.