casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso |

Dieta controlada por carboidratos

O controle de peso é uma das principais preocupações de saúde nos Estados Unidos. De 2009 a 2010, cerca de 70% dos adultos apresentavam sobrepeso ou obesidade, segundo a Rede de Informações sobre Controle de Peso. Ao procurar uma solução para a batalha do bojo, você provavelmente encontrará uma grande variedade de conselhos sobre perda de peso. Dietas controladas com carboidratos são uma dessas abordagens. Enquanto uma dieta controlada por carboidratos pode oferecer uma solução a curto prazo para perda de peso, estudos indicam que não pode beneficiá-lo a longo prazo.

Tudo sobre insulina

Todas as dietas controladas por carboidratos têm o mesmo objetivo : para controlar os níveis de insulina. A insulina é um hormônio crucial necessário para que as células absorvam glicose - uma das principais formas de energia - da corrente sanguínea. Quando os níveis de insulina estão baixos, seu corpo usa fontes alternativas de combustível, como gordura. Ter mais glicose circulando no sangue ou armazenada na forma de glicogênio fornece ao seu corpo a fonte de combustível preferida. As dietas controladas por carboidratos destroem os estoques de glicogênio do seu corpo e, em seguida, mantêm sua produção de insulina relativamente baixa, de modo que seu corpo se abastecerá parcialmente de gordura, resultando em perda de peso.

Tipos de dietas de carboidratos controlados | As dietas controladas vêm principalmente em três formas: baixa carga de carboidratos, baixo índice glicêmico e baixa carga glicêmica. Dietas de baixo carboidrato enfatizam o número total de carboidratos em vez do tipo de carboidratos que você ingere todos os dias. Este método reflete a premissa de que restringir a ingestão total de carboidratos é o fator mais importante para a perda de peso. Dietas de baixo índice glicêmico colocam ênfase no tipo de carboidrato e não necessariamente na quantidade total. A ideia é que nem todos os carboidratos são criados iguais. Alguns carboidratos aumentam o açúcar no sangue mais rapidamente e mais drasticamente que outros. Portanto, o objetivo é ingerir carboidratos que tenham o menor efeito sobre a secreção de insulina. O terceiro tipo de dieta controlada por carboidratos - baixa carga glicêmica - leva em conta o tipo de carboidratos e a quantidade total ingerida por porção.

Desvantagens

Dietas controladas por carboidratos não estão isentas desvantagens. Dietas com baixo teor de carboidratos geralmente exigem que você corte alimentos que não são saudáveis, como frutas ou grãos, pelo menos durante a fase inicial. Você também pode sentir fadiga temporariamente até que seu corpo se ajuste. Essas dietas também podem conter quantidades superiores às recomendadas de gordura. Dietas com baixo índice glicêmico e baixo índice glicêmico restringem alimentos com alto índice glicêmico, alguns dos quais são saudáveis, como bananas e cenouras.

Dietas controladas com carboidratos podem oferecer benefícios para perda de peso a curto prazo termo sobre dietas tradicionais com restrições calóricas. Dados de curto prazo apóiam dietas com restrição de carboidratos para melhorar a sensibilidade à insulina e melhorar o controle da glicose, de acordo com uma revisão publicada na revista "Obesity Reviews". Quando se trata de benefícios de perda de peso a longo prazo, restringir carboidratos não parece oferecer benefícios em relação à abordagem tradicional, de acordo com a revisão, publicada em agosto de 2005. No longo prazo, o antigo conselho ainda se aplica: estabelecer hábitos alimentares equilibrados e atividades físicas para ajudar a gerenciar seu peso.