casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso |

Qual é a diferença entre gordura trans e óleo hidrogenado?

Todas as gorduras podem desenvolver um gosto e cheiro rançosos quando expostas ao oxigênio. Os fabricantes têm três maneiras imperfeitas de evitar isso: usar um selo hermético combinado com refrigeração, adicionar antioxidantes para competir pelo oxigênio ou pela hidrogenação, que estabiliza o óleo, mas também cria gorduras trans, segundo Eleanor Whitney e Sharon Rolfes em “Understanding Nutrition”. Os óleos hidrogenados sofreram um processo químico que adiciona átomos de hidrogênio às gorduras monoinsaturadas ou poliinsaturadas para reduzir o número de ligações duplas. Esse processo aumenta sua vida útil, tornando as gorduras mais saturadas e, portanto, menos propensas a se tornarem rançosas.

Algumas gorduras trans resultam quando o hidrogênio é adicionado ao óleo vegetal por meio do processo de hidrogenação. As gorduras trans são mais sólidas do que o óleo e menos propensas a estragar, de modo que a comida tem uma vida útil mais longa.

Fontes alimentares A maioria das gorduras contém uma mistura de ácidos graxos saturados, monoinsaturados e poliinsaturados. Quando os óleos vegetais são parcialmente hidrogenados, eles se tornam margarinas que se espalham. Os ácidos graxos que estão totalmente carregados com átomos de hidrogênio são saturados e geralmente sólidos à temperatura ambiente. Gorduras animais, como manteiga, sebo bovino e banha, assim como óleos tropicais, como coco e palma, consistem principalmente de ácidos graxos saturados.

Produtos comercialmente cozidos, como bolos e biscoitos, bem como Alimentos fritos, incluindo batatas fritas e donuts, podem conter gorduras trans. Encurtamentos e margarinas também podem ser ricos em gordura trans, observa Harvard School of Public Health. O uso de gorduras trans em alimentos comerciais diminuiu nos últimos anos devido a preocupações com a saúde. Menos de 0,5 gramas pode ser arredondado para zero gramas de gordura trans nos rótulos nutricionais, por isso, se você consumir várias porções desses alimentos, poderá exceder os limites recomendados. Considerações sobre a hidrogenação A hidrogenação tem duas vantagens. Ele prolonga a vida de prateleira e altera a textura dos alimentos. As gorduras hidrogenadas fazem crostas de torta escamosa e pudins cremosos. Uma desvantagem da hidrogenação é que ela torna as gorduras poliinsaturadas mais saturadas e reduz suas vantagens para a saúde. Outra desvantagem é que algumas das moléculas que permanecem insaturadas mudam de forma e se tornam ácidos graxos trans. Essa forma diferente afeta sua função em seu corpo. Os ácidos graxos trans se comportam mais como as gorduras saturadas do que as gorduras insaturadas e podem ter efeitos adversos semelhantes na sua saúde.

As gorduras hidrogenadas aumentam o colesterol e, portanto, aumentam o risco de doenças cardíacas, segundo a American Associação do Coração. Gorduras trans são ruins em dois aspectos, observa Harvard School of Public Health. Eles aumentam a sua lipoproteína de baixa densidade, o colesterol "ruim", e reduzem a lipoproteína de alta densidade, o colesterol "bom", então essa combinação de HDL baixo e LDL elevado aumenta o risco de doença cardíaca de duas maneiras. A doença cardiovascular é a principal causa de morte em homens e mulheres.