casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Estágios de mudanças no desenvolvimento da adolescência até a idade adulta

Adolescentes experimentam mudanças físicas, cognitivas, sociais e emocionais na passagem para a vida adulta. Embora os adolescentes se considerem adultos, eles ainda precisam fazer as mudanças dramáticas necessárias para se tornar adultos maduros. Embora muito crescimento ocorra, a adolescência não precisa ser um momento tumultuado.

Alterações físicas

Os adolescentes experimentam um crescimento físico significativo durante a adolescência, normalmente entre 13 e 19 anos. No site, Blackwell Publishing, as meninas ganham em média cerca de 20 libras por ano, enquanto os meninos ganham uma média de 24 libras por ano. O corpo está inundado de hormônios. As características sexuais secundárias desenvolvem-se com genitais que crescem até o tamanho e a funcionalidade do adulto. Meninos e meninas começam a ter pêlos no corpo e os meninos ficam com pelos faciais. Os corpos das meninas tornam-se mais redondos e mais femininos, enquanto os corpos dos meninos se tornam mais musculosos e masculinos.

Alterações cognitivas

O psicólogo infantil Jean Piaget documentou mudanças cognitivas que começam na adolescência até a idade adulta. Ele chamou esse período de operações formais de desenvolvimento cognitivo. Durante esse período, os adolescentes experimentam um surto de crescimento intelectual, em que o pensamento se torna mais abstrato e a resolução de problemas é mais sistemática. Devido à sua capacidade intelectual aumentada, os adolescentes começam a desenvolver visões muito idealistas e às vezes irrealistas.

Mudanças sociais

Os adolescentes são mais suscetíveis à pressão de pares do que em qualquer outra idade. Por estarem desenvolvendo suas próprias identidades, os adolescentes experimentam várias maneiras diferentes de responder, vestir e pensar, testando-as antes de seus pares. O processo de peneirar várias identidades parece caótico para um adulto, mas é uma parte normal do desenvolvimento do adolescente. Também é necessário que o adolescente descubra quem ele é e em que ele acredita.

Desenvolvimento emocional - Os adolescentes são considerados extremamente mal-humorados devido ao influxo de hormônios sexuais secundários. Muitas doenças mentais, como esquizofrenia, transtorno bipolar e depressão, ocorrem pela primeira vez durante a adolescência. Para a maioria dos adolescentes, esses anos não são repletos de turbulências emocionais. Sinais de que um adolescente está passando por dificuldades emocionais incluem problemas de sono, desistência, falar sobre lesões autoprovocadas e mudanças sustentadas em rotinas regulares.