casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

A verdade sobre o cereal

O cereal matinal pode ser um produto básico americano, mas nem sempre é a escolha mais saudável na mesa. Alguns cereais, como aveia cozida, são nutritivos e cheios o suficiente para durar até a hora do almoço. Outros, no entanto, são pouco mais que finas caixas de açúcar. Enquanto pesa suas opções, leia atentamente os rótulos nutricionais e use essas informações para trabalhar na construção de cafés da manhã mais saudáveis.

Declarações enganosas

As declarações de rótulos sobre cereais nem sempre contam toda a verdade. Por exemplo, o descritor “natural” implica que um produto é livre de aditivos ou ingredientes processados. Nos Estados Unidos, no entanto, “natural” não tem uma definição padrão em um rótulo de cereal, então os produtos que usam esse termo ainda podem conter adição de açúcar e outros componentes processados. Os cereais também podem mostrar um selo de aprovação “saudável para o coração” da American Heart Association ou de outra organização, mas porque o lobby e a forte pressão da indústria podem desempenhar um papel no qual os alimentos obtêm esses rótulos, isso não significa que o cereal é um dos Mais saudável no corredor.

Usando grãos integrais

Declarações de rótulos enganosos podem se estender também às descrições de ingredientes. Para cereais, uma dessas alegações provavelmente será “feita com grãos integrais”, o que sugere que a maioria dos grãos do produto não é refinada. De acordo com o Whole Grains Council, no entanto, um produto pode usar essa alegação, mesmo que contenha principalmente grãos refinados. "farelo" e "germe de trigo" também não significam que um cereal é de grãos integrais. Os grãos refinados podem aumentar e reduzir os níveis de açúcar e energia no sangue e encorajar excessos, mas os grãos integrais mantêm você mais satisfeito por mais tempo e ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue. cereais matinais, e eles podem contribuir para problemas de saúde crônicos e graves que incluem diabetes, pressão alta, câncer e doenças cardíacas. Quase todos os cereais contêm algum açúcar natural, e um dos problemas é que, a partir de 2014, os rótulos nutricionais não distinguem entre açúcares naturais e adicionados. Segundo um estudo publicado em 2014 pelo Environmental Working Group, a ingestão regular de cereais matinais é uma das principais razões pelas quais as crianças americanas obtêm de duas a três vezes a quantidade máxima recomendada de açúcar adicionado todos os dias.

Escolher um cereal matinal rico em fibras como aveia é inteligente por várias razões. Além de ajudar você a se sentir satisfeito, comer alimentos ricos em fibras estimula a perda de peso saudável e a manutenção do peso e reduz o risco de problemas de saúde cardiovascular e gastrointestinal. Os rótulos de cereais que proclamam “uma boa fonte de fibra” ou “contém fibras adicionais”, no entanto, algumas vezes significam que o produto contém fibras que não provêm de alimentos integrais, que podem não oferecer os mesmos benefícios para a saúde.