casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Qual é a dose recomendada de niacinamida?

A niacina e sua amida niacinamida formam vitamina B3. Embora muitas pessoas os considerem equivalentes, a niacinamida tem menos usos terapêuticos. Dosagens recomendadas variam com a idade, sexo e estado de saúde. Uma vez absorvido pelo organismo, a niacina da dieta é convertida da sua forma original, o ácido nicotínico, na sua forma de amida, niacinamida. A niacinamida ajuda a liberar energia de gorduras, carboidratos e proteínas. Boas fontes alimentares de niacina incluem proteínas animais, feijões, vegetais verdes, fígado, cogumelos, amendoim, trigo integral, arroz integral e farinhas enriquecidas. Embora o leite e os ovos não contenham niacina, eles são ricos em triptofano. De acordo com o site Rx Med, seu corpo também pode produzir cerca de 1 mg de niacina, convertendo 60 mg de triptofano na dieta.

Nutricional Requisitos

As recomendações de dosagem para vitaminas são referidas como ingestão diária de referência (RDI) . Segundo a referência clínica MD Consult, homens e adolescentes devem receber 16 mg de niacinamida por dia, enquanto mulheres e adolescentes precisam de 14 mg. Se você é uma mulher grávida ou a amamentar, as doses recomendadas aumentam para 18 mg e 17 mg, respectivamente.

Estados de doença

Determinados estados de doença aumentam significativamente os requerimentos de niacinamida. A pelagra, por exemplo, é um estado de deficiência de niacina que produz sintomas de diarréia, dermatite e demência. Pelagra pode resultar de uma dieta que é baixa em proteínas e niacina, terapia isoniazida ou doenças que interrompem a utilização de triptofano em seu corpo. De acordo com a MD Consult, se você é um adulto com manifestações de pelagra, pode precisar de até 500 mg de niacinamida oral por dia, dependendo da gravidade da sua deficiência. Pelagra, no entanto, é extremamente rara nos Estados Unidos hoje.

Considerações

Embora a niacina tenha aplicações conhecidas no tratamento de várias doenças, há uma distinção importante a fazer entre suas duas formas, ácido nicotínico e niacinamida. . Por exemplo, os médicos do MD Consult descrevem o ácido nicotínico como um complemento eficaz no tratamento de doenças vasculares periféricas, distúrbios circulatórios e zumbidos nos ouvidos, bem como colesterol e triglicerídeos elevados no sangue. Em contraste, a niacinamida não se mostrou eficaz em nenhum desses transtornos.

Efeitos colaterais

Tomar niacinamida ou niacina suficiente para satisfazer IDRs não produz efeitos adversos, de acordo com a MD Consult. No entanto, se tomar grandes quantidades, pode causar rubor, comichão, ardor, formigueiro, dores de estômago, tonturas, alterações da frequência cardíaca, desmaios, dores de cabeça, visão turva e dores dentárias. A sobredosagem crónica pode levar à gota, úlcera péptica, alterações na visão, açúcar elevado no sangue e pânico. A gravidade dos efeitos colaterais da niacina tende a aumentar quando é combinada com outros medicamentos, particularmente as estatinas redutoras de colesterol.