casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Benefícios dos cuidados com a pele do óleo de girassol

O óleo de girassol é uma excelente fonte de beta-caroteno, um composto solúvel em gordura e altamente pigmentado encontrado em certas frutas, vegetais, grãos e óleos. O beta-caroteno pode ser convertido em vitamina A, e este composto possui muitas propriedades antioxidantes que podem ser benéficas para a aparência e a saúde da sua pele. Entenda os possíveis efeitos colaterais do beta-caroteno e fale com seu médico antes de adicionar óleo de girassol à sua dieta.

Identificação

O óleo de girassol é produzido a partir das sementes da planta do girassol. Ele contém vitamina A, que é essencial para muitas das funções do seu corpo, diz o Centro Médico da Universidade de Maryland. O beta-caroteno pode ser produzido sinteticamente a partir de óleo de girassol e convertido em retinol, que é um ingrediente em muitos produtos antienvelhecimento para a pele, de acordo com a Mayo Clinic. O óleo também pode ser tomado na forma de um suplemento, bem como adquirido em sua forma de óleo puro para cozinhar e aplicação tópica. Consulte um médico sobre a dose recomendada para sua idade e necessidades de cuidados com a pele.

Proteção solar Consumindo altas doses de beta-caroteno pode tornar sua pele menos sensível ao sol, de acordo com a Universidade de Maryland Centro médico. Isto é particularmente útil para aqueles com a condição genética protoporfiria eritropoiética, que causa uma maior sensibilidade ao sol. Os antioxidantes no beta-caroteno ajudam a neutralizar os radicais livres que podem penetrar na pele e levar a queimaduras solares e outros tipos de danos causados ​​pelo sol, incluindo câncer de pele. No entanto, não ingira nem aplique altas doses de óleo de girassol, a menos que você esteja sob a supervisão de um médico.

Antienvelhecimento

As propriedades antioxidantes do óleo de girassol podem ajudar a prevenir sinais prematuros de envelhecimento. De acordo com o Aging Skin Net, a exposição aos radicais livres e à luz do sol aumenta a taxa de envelhecimento da pele e pode até causar o aparecimento precoce de rugas e linhas finas. Os antioxidantes encontrados no óleo de girassol, juntamente com filtro solar diário, podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver sinais prematuros de envelhecimento.

Considerações

Algumas pessoas podem experimentar um amarelecimento da pele ao consumir óleo de girassol, diz o Universidade de Maryland Medical Center, mas isso geralmente desaparece. Procure ajuda médica se a sua descoloração persistir ou se notar quaisquer outros efeitos colaterais enquanto estiver a tomar óleo de girassol. As pessoas que são sensíveis ou alérgicas ao beta-caroteno devem evitar o óleo de girassol ou qualquer outra forma de suplementos de beta-caroteno ou óleos tópicos, diz a Clínica Mayo.

Avisos

Altas doses de vitamina A quando tomadas em a forma de um suplemento pode ser tóxica. Pergunte ao seu médico sobre a dosagem antes de começar a consumir o óleo de girassol em sua forma de suplemento. O beta-caroteno também pode interagir com certos medicamentos, como aqueles usados ​​para reduzir o colesterol, e os fumantes que consomem excesso de betacaroteno se colocam em risco de desenvolver doenças cardiovasculares e câncer de pulmão, diz a Mayo Clinic.