casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

A importância da vitamina D para a digestão

Embora poucas fontes alimentares contenham vitamina D natural, bebidas e alimentos fortificados, como cereais fortificados, leite e suco de laranja, fornecem essa vitamina. Sua pele produz vitamina D quando exposta à luz solar. Este nutriente lipossolúvel promove a absorção de cálcio em seu sistema digestivo antes de se mover pelo sistema para promover uma massa óssea saudável. A vitamina D armazenada no fígado sofre alterações para torná-lo útil como um nutriente viável. De acordo com a Universidade da Carolina do Norte, a vitamina D desempenha um papel importante na digestão.

Papéis

Além de permitir a mineralização normal dos ossos, a vitamina D modula o crescimento celular, suporta o sistema imunológico e reduz a inflamação. Células no seu sistema digestivo têm receptores de vitamina D necessários para a síntese de proteínas. Os sintomas mais comuns da deficiência de vitamina D incluem raquitismo, osteoporose e deformidades esqueléticas, de acordo com o Escritório de Suplementos Dietéticos. A vitamina D desempenha um papel na prevenção de câncer de próstata, cólon e mama. Também pode contribuir para a prevenção do diabetes, intolerância à glicose e hipertensão.

Absorção

A vitamina D promove a absorção de cálcio. O cálcio não só suporta ossos fortes, ajuda os nervos a transmitir sinais. Nervos em seu trato digestivo devem se comunicar uns com os outros para controlar seu processo digestivo. Ao regular os níveis de cálcio, a vitamina D fornece às células nervosas o cálcio de que precisam para enviar os sinais que auxiliam na digestão. O National Digestive Diseases Information Clearinghouse informa que a intolerância à lactose, que pode causar a evasão de alimentos lácteos fortificados com vitamina D, pode contribuir para a deficiência de vitamina D. Consumir leite sem lactose, leite de soja fortificado ou aumentar a ingestão de alimentos ricos em vitamina D, como fígado, ovos e iogurte fortificado, pode aumentar o consumo de vitamina D.

Processos

Células receptoras de vitamina D estão presentes ao longo de todo o seu sistema digestivo. Células em sua boca, esôfago e intestino grosso e delgado dependem da vitamina D para manter várias funções corporais em funcionamento. As células epiteliais e formadoras de gordura possuem receptores de vitamina D. Hormônios e aminoácidos dependem da absorção suficiente de vitamina D para continuar com seus processos normais. Juntamente com seu principal papel no gerenciamento sistêmico do cálcio, a vitamina D também mantém uma série de funções fisiológicas saudáveis ​​em seu sistema digestivo, de acordo com o European Journal of Drug Metabolism and Pharmacokinetics. A radiação da luz solar pode levar a doenças da pele, como envelhecimento prematuro e câncer. Se você evitar a exposição ao sol por causa do risco de efeitos colaterais ou complicações na pele, converse com seu médico antes de tomar suplementos de vitamina D para compensar. A toxicidade da vitamina D pode levar a uma série de condições, incluindo anorexia e perda de peso inexplicável. Demasiada vitamina D pode afetar seu coração e levar a calcificação vascular e tecidual. Excesso de vitamina D em seu corpo também pode causar cálculos renais.