casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Vitamina D 50.000 unidades Efeitos colaterais

A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel que pode ser obtida a partir da dieta ou sintetizada pela pele após a exposição direta à luz solar. Colecalciferol, ou D3 e ergocalciferol, ou D2, são duas das formas mais comuns de suplementos de vitamina D. A potência do colecalciferol é maior quando comparada ao ergocalciferol, com doses mais altas de colecalciferol raramente excedendo 5.000 unidades internacionais, ou UI, por dia. Por outro lado, o ergocalciferol está disponível por prescrição como cápsulas ou softgels que contêm 50.000 unidades internacionais. Alta dose de ergocalciferol é frequentemente usado em uma base temporária para substituir os estoques de vitamina D em pacientes com deficiência e, embora geralmente seguro, efeitos colaterais e reações adversas graves podem ocorrer.

Embora raras, alguns pacientes podem experimentar uma reação alérgica a suplementos de vitamina D. Ergocalciferol 50.000 UI cápsulas, muitas vezes incluem aditivos e corantes que podem desencadear uma reação alérgica em uma pequena parcela da população. Reações alérgicas graves, incluindo urticária, inchaço dos lábios, tontura ou dificuldade para respirar, exigirão atenção médica imediata.

Hipercalcemia

Como o papel principal da vitamina D é regular a absorção de cálcio dietético na corrente sanguínea, a suplementação com qualquer produto de vitamina D pode causar níveis excessivamente altos de cálcio. A hipercalcemia tem sido associada a implicações cardiovasculares, bem como à formação de cálculos renais. Hipercalcemia é uma condição séria e os pacientes que tomam suplementos de vitamina D devem ter monitoramento de rotina de cálcio e vitamina D no sangue.

Efeitos na gravidez e enfermagem

A vitamina D é um componente importante da dieta e é necessária para um corpo saudável, mesmo durante os períodos de gravidez ou amamentação. No entanto, a suplementação com ergocalciferol 50.000 UI pode levar ao excesso de vitamina D e deve ser evitada. De acordo com o ergocalciferol, ou Drisdol TM, folheto informativo do produto, descobriu-se que a hipervitaminose D causa anormalidades fetais em animais. Ergocalciferol 50.000 UI atualmente é classificado como uma gravidez categoria C, o que significa que existem dados insuficientes sobre os efeitos em relação aos fetos humanos, mas os efeitos adversos foram observados em estudos com animais. Além disso, houve um caso relatado de hipercalcemia em um lactente cuja mãe recebeu grandes doses de vitamina D, relatada por LD Goldberg em um estudo publicado por "Lancet" em dezembro de 1972.

Hipervitaminose D

A toxicidade da vitamina D, também conhecida como hipervitaminose D, pode levar a insuficiência renal, calcificação do tecido renal e formação de cálculos renais. Além disso, a toxicidade também pode levar ao comprometimento cognitivo. Pacientes em uso de altas doses de prescrição com ergocalciferol geralmente têm níveis sanguíneos de vitamina D rotineiramente verificados por seus médicos. Os pacientes também devem sempre informar ao médico se planejam tomar suplementos de vitamina D vendidos sem receita médica. , , ] ]