casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Definição de Vitaminas Biodisponíveis

As vitaminas são substâncias orgânicas que são necessárias para o funcionamento, desenvolvimento e crescimento efetivo das células. Independentemente de você consumir vitaminas dos alimentos ou na forma de suplementos, a quantidade de nutrientes que o corpo será capaz de acessar varia de acordo com a sua biodisponibilidade, definida como a medida em que os nutrientes podem ser absorvidos e utilizados pelo organismo. Fatores que Influenciam a Biodisponibilidade

A biodisponibilidade relativa de uma vitamina é afetada por uma variedade de fatores, incluindo a mecânica de sua digestão e absorção, como o nutriente é distribuído pela corrente sanguínea e a eficácia com a qual ele entra em tecidos específicos fluidos.

Outros fatores

Certos componentes nos alimentos também podem afetar a biodisponibilidade de vitaminas. Compostos chamados oxalatos, por exemplo, ligam-se ao cálcio no trato digestivo. O corpo então excreta o complexo oxalato-cálcio, limitando a quantidade de cálcio que pode ser absorvida e usada nos tecidos do corpo.

Medição

Você pode estimar a biodisponibilidade quantificando a quantidade do nutriente que é encontrado em tecidos e fluidos corporais, ou avaliando o crescimento ou atividade enzimática que é dependente da vitamina específica. Devido à complexidade envolvida na medição da biodisponibilidade, os pesquisadores começaram a desenvolver técnicas que permitem estimativas mais precisas da biodisponibilidade, incluindo a cromatografia líquida para diferenciar entre nutrientes individuais e traçando isótopos de uma determinada vitamina à medida que ela percorre todo o corpo. Melhorando a biodisponibilidade

Vitaminas A, D, E e K As vitaminas A, D, E e K são vitaminas lipossolúveis, que requerem gordura para absorção e são armazenadas nos estoques lipídicos do corpo. Você pode aumentar a biodisponibilidade dessas vitaminas, consumindo-as com gorduras na dieta, como óleos de oliva e canola, manteiga de amendoim ou queijo. Armazenar alimentos que sejam sensíveis à luz e ao calor em locais secos e frescos também garantirá que as vitaminas estejam maximamente disponíveis no corpo.