casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Benefícios do chá de erva-mate

O chá de erva-mate, usado medicinalmente pelos povos nativos no Brasil, na Argentina e no Paraguai, é considerado por muitos, de acordo com Guayaki.com, "a bebida dos deuses". Este chá popular contém mais de 24 vitaminas e minerais, 15 aminoácidos e tem uma infinidade de antioxidantes, incluindo 11 polifenóis. O chá de erva mate é frequentemente usado como substituto do café. O site Guayaki também relata que a erva-mate contém os estimulantes xantina, teobromina e teofilina, que são conhecidos por terem menos efeitos colaterais do que a cafeína no café. Chá de erva-mate também é usado para melhorar a digestão, aumentar o foco mental e a clareza e ajudar na perda de peso.

Beber erva-mate regularmente pode ajudar o sistema de digestão do corpo a funcionar mais eficientemente e tem a capacidade de curar problemas de constipação crônica, estimulando o corpo a ter evacuações regulares. Um estudo feito em Buenos Aires, Argentina na Catedra de Farmacologia "descobriu que a erva-mate induz um aumento no fluxo biliar e aumenta o trato intestinal."

Melhora a clareza mental e foco

De acordo com homeremediesdigest.com Beber erva-mate pode aumentar nossos "níveis de energia mental e foco" sem ter o efeito de "colisão" que é frequentemente associado ao consumo de café. Isso ocorre porque a erva-mate não contém a mesma quantidade de cafeína que o café, em vez de nos fornecer uma combinação equilibrada dos estimulantes xantina, teobromina e teofilina, que nos ajuda a combater a fadiga, tanto mental quanto fisicamente.

A erva-mate tem sido usada há séculos como uma ferramenta de perda de peso e um inibidor de apetite. De fato, segundo o site Home Remedies Digest, os índios guaranis, indígenas da América do Sul, vêm utilizando a erva-mate como forma de controlar seu apetite por muito tempo. Um estudo feito na Universidade de Lausanne, na Suíça, também descobriu que as pessoas que usam erva-mate realmente queimam mais gordura corporal como energia, reduzindo significativamente seu peso total. Outro estudo realizado no Centro Médico de Charlottenlund, na Dinamarca, e publicado no Journal of Human Nutrition and Dietetics, também mostrou que a perda de peso ocorreu quando os pacientes usaram uma fórmula à base de plantas contendo erva-mate, guaraná e damiana. Este estudo provou que quando os pacientes usavam essa fórmula, eles se sentiam mais cheios mais rapidamente, portanto, comiam menos alimentos e conseguiam reduzir quilos significativos.