casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Vitaminas e Minerais para Ansiedade e Transtorno do Pânico

Em algumas situações, como antes de um exame importante ou avaliação de desempenho, a ansiedade é uma reação normal. Ansiedade crônica ou reações extremas a estressores menores, no entanto, podem sinalizar um transtorno de ansiedade. Transtorno do pânico é uma forma ainda mais extrema de ansiedade e pode resultar em um ataque de pânico, com freqüência cardíaca elevada e respiração, sudorese ou dormência. Em alguns casos, a ansiedade e o transtorno do pânico podem estar ligados a deficiências nutricionais.

Cálcio e Magnésio

Embora você possa pensar primeiro no cálcio em relação à saúde óssea, o cálcio e outro mineral-magnésio afetam seu humor também. A deficiência de magnésio, por exemplo, pode causar ansiedade, de acordo com um artigo de janeiro de 2012 em "Neurofarmacologia". A Dra. Christiane Northrup observa em um artigo de março de 2010 no "Huffington Post" que cálcio e magnésio interagem no corpo e que dietas tipicamente contêm muito mais cálcio do que o magnésio, em vez do rácio óptimo de 1: 1. Northrup escreve que o desequilíbrio entre os dois pode causar todos os tipos de problemas de saúde, além da ansiedade.

Zinco, Cobre e Outros Minerais

Dr. Lawrence Wilson, que atua como consultor nutricional, observa que baixos níveis de cálcio, magnésio e zinco podem contribuir para ansiedade e ataques de pânico. À medida que os níveis desses minerais diminuem nos tecidos do corpo, o sistema nervoso autônomo desencadeia mais facilmente uma resposta de luta ou fuga. O cobre em excesso também pode causar ansiedade, e os minerais tóxicos, como o chumbo, o cádmio e o mercúrio, podem deslocar o cálcio, o magnésio e o zinco que seu corpo precisa. Wilson usa suplementos minerais para ansiedade em sua prática; ele chama isso de "balanceamento nutricional".

Vitaminas C e E

A oxidação é um processo químico no corpo que causa a liberação de oxigênio e moléculas chamadas radicais livres. Embora o corpo possa tolerar uma pequena quantidade de oxidação, níveis mais altos de estresse oxidativo e radicais livres causam danos às células, e o estresse oxidativo causa ansiedade. Os radicais livres e o estresse oxidativo podem ser combatidos com vitaminas antioxidantes, como vitamina C e E. Um artigo de novembro de 2013 do “Jornal de Ciências Biológicas do Paquistão” observa que a administração de vitamina C causou uma redução significativa na ansiedade quando comparada à vitamina E e placebo.

Múltiplas Abordagens

Tomar suplementos vitamínicos e minerais não é uma cura para a ansiedade ou transtorno do pânico. Wilson recomenda que você melhore sua dieta, pratique técnicas de redução do estresse, modifique padrões negativos de raciocínio, adquira um sono adequado e pratique a respiração profunda regular. O Dr. Craig Maxwell - que também usa terapia nutricional em sua prática - recomenda exercícios como ioga e sugere que você elimine o consumo de álcool e o fumo. Consulte um médico antes de tomar suplementos para ansiedade ou ataques de pânico.