casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Dieta para uma pessoa com síndrome da membrana basal fina

Embora a doença fina da membrana basal soe como algo que afetaria os níveis mais baixos de sua casa, ela é na verdade uma desordem freqüentemente hereditária que afeta os rins. Este distúrbio, também chamado de hematúria familiar benigna, afeta entre 5 e 9 por cento dos americanos, de acordo com o Manual Merck. Na maioria dos casos, nenhum tratamento é necessário, embora você possa desenvolver pressão alta ou, em casos raros, insuficiência renal. Se você tem uma cepa grave da doença, seguir uma dieta amiga dos rins pode ajudar a evitar complicações.

Restrições dietéticas normais

Se você tem esse distúrbio, a membrana basal glomerular, uma das camadas de tecido em seu rim, varia de 150 a 225 nanômetros em vez de um normal de 300 a 400 nanômetros, de acordo com o Manual Merck. Normalmente, isso não causa problemas renais significativos. Se você não tem sintomas de doença fina da membrana basal - e a maioria das pessoas não - além de quantidades mínimas de sangue ou proteína na urina, você não precisa seguir nenhuma restrição alimentar.

A American Heart Association sugere que todos limitem sua ingestão de sódio a não mais de 2.300 miligramas por dia, especialmente pessoas com um risco maior de desenvolver pressão alta. Se você desenvolver hipertensão, o termo médico para pressão alta, como uma complicação desta doença, pode ser necessário limitar sua ingestão de sódio a uma dose menor que a dose recomendada de 2.300 miligramas de sódio por dia e seu médico pode receitar 1.500 miligramas por dia. dieta do dia. Excesso de ingestão de sódio pode elevar sua pressão arterial. Trabalhe com um nutricionista para determinar exatamente o que você pode e não pode comer, mas limite alimentos processados, que geralmente contêm grandes quantidades de sódio, e não adicione sal extra enquanto cozinha ou na mesa. br>

Se a sua doença progride, pode ser necessário limitar o fósforo, a proteína e possivelmente o potássio, se os níveis de potássio forem altos. Os produtos lácteos e carnes, especialmente carne processada, contêm grandes quantidades de proteína e fósforo. Muitos vegetais, incluindo batatas, verduras, incluindo espinafre, couve de Bruxelas e abóbora são ricos em fósforo, potássio ou ambos. É importante não instituir alterações na dieta, a menos que seu médico as recomende e permaneça dentro dos limites que ele prescreve. Trabalhar com um nutricionista ajuda você a planejar uma dieta que permaneça dentro dos seus limites, mas que ainda seja gostosa e encoraje você a comer.

Considerações

Algumas doenças renais graves, como a síndrome de Alport, começam com os mesmos sintomas como doença fina da membrana basal. Distinguir entre os dois pode exigir uma biópsia renal ou mais testes especializados. A perda de audição e visão pode ocorrer se você tiver a síndrome de Alport, que normalmente afeta mais os homens do que as mulheres. Avise seu médico se você desenvolver perda de audição ou visão, já que esses sintomas podem indicar um distúrbio mais grave que requer restrições alimentares mais rigorosas.