casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

O ácido cítrico queima gordura?

O ácido cítrico ocorre naturalmente nas frutas e dá aos alimentos um sabor ácido. O ácido cítrico é considerado um antioxidante e pode ser usado para proteger contra os radicais livres e aumentar a taxa de metabolização de gordura no corpo. Antes de usar o ácido cítrico para queimar gordura e perder peso, fale com o seu médico. É provável que ele recomende métodos mais tradicionais, como sessões regulares de exercícios e mudanças na dieta.

As frutas cítricas contêm as maiores quantidades de ácido cítrico. Limões e limas contêm o ácido mais cítrico de todas as frutas e vegetais. O ácido cítrico também é usado como um aditivo alimentar para melhorar a acidez do vinho, refrigerantes, cerveja e queijos. O ácido cítrico também está disponível como suplemento e é indicado para ser consumido após as refeições.

Expert Insight

Frutas com alto teor de ácido cítrico também contêm quantidades elevadas de vitamina C. A vitamina C tem se mostrado eficaz para queimar. gordura durante o exercício. De acordo com um estudo de junho de 2005 publicado no "Journal of American College of Nutrition", os pesquisadores descobriram que indivíduos com ingestão adequada de vitamina C queimaram gordura a uma taxa de 30 por cento maior durante o exercício do que aqueles com baixas quantidades de vitamina C em sua dieta.

O ácido cítrico atua como um antioxidante, o que pode ser útil para aumentar a quantidade de gordura queimada. Os antioxidantes combatem os danos causados ​​pelos radicais livres, incluindo os danos às reservas de gordura e músculos. As recomendações antioxidantes do Sistema Cooperativo de Extensão do Alabama são de 200 a 1.000 mg diárias a partir de fontes de vitamina C, incluindo frutas cítricas.

Aviso:

Não tome ácido cítrico se sofrer de certas condições médicas. Pacientes com doença cardíaca, doença renal, distúrbios da glândula adrenal, desequilíbrios eletrolíticos ou problemas esofágicos devem evitar suplementos de ácido cítrico. Efeitos colaterais potenciais da suplementação de ácido cítrico incluem inchaço, batimento cardíaco irregular, desconforto muscular, alterações de humor e distúrbios gastrointestinais.