casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Causas do dano renal

A maioria dos humanos tem dois rins, órgãos vitais que fazem parte do sistema urinário. Os rins filtram os resíduos, mantêm um equilíbrio hídrico adequado no corpo e ajudam a manter a pressão sanguínea. Eles são suscetíveis tanto a dano agudo súbito quanto a dano crônico de longo prazo. Um ou ambos os rins podem ser danificados; é possível sobreviver com apenas um rim funcional. Pessoas com danos renais bilaterais severos necessitam de diálise para filtrar os resíduos do sangue.

A pressão arterial alta é uma das principais causas de doença renal. . Danos podem acontecer de repente, devido à hipertensão grave, mas mais freqüentemente ocorre como resultado de pressão arterial elevada não tratada ou mal tratada a longo prazo.

Diabetes

Diabetes é outra das principais causas de doença renal. Muitas vezes chamado de doença renal diabética, ocorre devido aos efeitos nocivos a longo prazo de açúcar elevado no sangue, ou glicose, nos rins.

Diminuição do fluxo sangüíneo

Os rins precisam de um fluxo sanguíneo adequado para se manter saudável . O MedlinePlus explica que uma diminuição na circulação para os rins pode causar insuficiência renal aguda ou súbita. Causas comuns de diminuição do fluxo sanguíneo incluem uma hemorragia, uma queimadura grave, choque ou uma doença com risco de vida. Desidratação grave devido à má ingestão de líquidos ou temperaturas ambientes quentes também pode levar ao fluxo sanguíneo comprometido para os rins.

Drogas

Vários medicamentos podem potencialmente prejudicar os rins, especialmente em um indivíduo com uma predisposição para problemas renais. . Antibióticos, ciclosporina, medicamentos quimioterápicos, medicamentos para osteoporose e medicamentos anti-inflamatórios não esteroides estão entre os medicamentos que podem danificar os rins suscetíveis. A National Kidney Foundation aponta que o crack e a heroína também podem causar danos renais crônicos.

Infecções

Infecções graves podem afetar a função renal. Infecções do trato urinário, septicemia e polinefrite aguda são responsáveis por muitos casos de danos nos rins.

Doenças Congênitas

Os danos nos rins podem ser atribuídos a um número de doenças hereditárias e congênitas. A doença renal policística é uma condição na qual numerosos pequenos cistos interferem na função renal. Refluxo vesicoureteral é uma condição presente ao nascimento, na qual a urina flui da bexiga para os rins. Deixados sem tratamento, pode resultar em danos nos rins, relata a Clínica Mayo.

Distúrbios auto-imunes

Várias doenças renais se manifestam como desordens auto-imunes. Simplificando, o corpo ataca-se, resultando em danos permanentes nos rins. De acordo com o MedlinePlus, a nefrite intersticial e a síndrome nefrótica aguda são dois tipos de distúrbios autoimunes que enfatizam os rins.

, , ] ]