casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Precauções ao exercício e contraindicações na artrite reumatoide

Pacientes com artrite reumatóide (AR) têm uma condição crônica na qual há inflamação no tecido sinovial das articulações. Esses pacientes sentem dor durante o movimento. Por esse motivo, muitos sofredores de AR tendem a ser sedentários. No entanto, o exercício regular é benéfico para minimizar a dor e fortalecer os ossos e músculos. Existem três grupos principais de exercícios: alongamento, fortalecimento e condicionamento. Mesmo que o exercício tenha provado ter benefícios a curto e longo prazo, há precauções que os pacientes com AR devem tomar para evitar mais danos nas articulações.

Precauções

Porque a AR danifica as articulações, um paciente com AR Poderia muito bem ter articulações enfraquecidas que podem aumentar o risco de lesão durante exercícios extenuantes. Portanto, exercícios de menor impacto são os melhores. Estes incluem atividades como alongamento para ajudar a manter a flexibilidade, caminhar e nadar. Se a artrite estiver centralizada nos quadris ou nos joelhos, as atividades de escalada, como as máquinas de step, devem ser limitadas, de modo que o excesso de tensão não seja colocado nas articulações do quadril ou joelho.

Contraindicações

Recomendações do American College of A Medicina Esportiva afirma que quando há inflamação severa das articulações em pacientes com AR, o exercício extenuante é contraindicado e dois a três dias de descanso são necessários para aliviar o surto. Após o descanso, exercícios de baixo impacto podem ser iniciados para manter a força nos músculos. Exercícios de alto impacto como jogging devem ser evitados devido ao aumento do estresse que ele coloca nas articulações, mas um reumatologista pode fazer a melhor determinação se for seguro.

Melhores Exercícios

Os melhores exercícios para quem sofre de RA são atividades de baixo impacto durante a inflamação articular grave. Quando a dor diminui, exercícios adicionais de baixo impacto, como o uso de bandas de tensão, equipamentos de ginástica, pesos leves ou yoga, podem ser adicionados à rotina. Se houver dor significativa após o exercício, o exercício que causou a dor deve ser interrompido. Se o exercício for bem tolerado, o programa deve ser continuado ou mesmo expandido. Os benefícios da atividade regular em breve serão mostrados em dor reduzida e melhor saúde geral.