casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Doenças do revestimento do cérebro

O cérebro é coberto por camadas de membranas, conhecidas coletivamente como meninges, que funcionam para proteger o sistema nervoso central e regular a pressão do fluido dentro do crânio. Existem três camadas de meninges: a pia-máter interior, a camada aracnóide e a dura-máter externa, que juntas formam uma barreira. Interrupções ou danos à barreira podem ocorrer como resultado de várias doenças, e isso pode deixar o cérebro mais exposto, ou colocar o cérebro sob pressão, qualquer uma das quais pode resultar em danos cerebrais.

Meningite

A meningite é uma infecção das meninges por bactérias ou vírus. Segundo a Universidade de Maryland, a meningite viral é mais comum e menos grave e pode causar dores de cabeça, fadiga e depressão. A meningite bacteriana é menos comum e mais grave - é potencialmente fatal. A Universidade de Maryland relata que vários tipos de bactérias podem causar meningite bacteriana, mas geralmente é causada por um dos três tipos de bactérias.

A meningite é diagnosticada pela punção lombar, o que ajuda os médicos a procurarem infecções no interior da coluna vertebral fluido; por imagens do corpo e do cérebro; ou por exame de sangue. Uma vez diagnosticada, a meningite bacteriana é tratada com antibióticos, e a meningite viral é tratada com medicamentos para aliviar os sintomas da doença. Meningioma

As meninges podem desenvolver tumores, que são chamados de meningiomas. De acordo com o Hospital Geral de Massachusetts, os meningiomas geralmente são tumores benignos, o que significa que são não-cancerosos e não metastizam para outras partes do corpo. Os meningiomas crescem fora do cérebro, mas podem pressionar o tecido cerebral à medida que o tumor cresce dentro do crânio.

De acordo com a Universidade da Califórnia em Los Angeles, os meningiomas representam cerca de 20% de todos os tumores da cabeça. e 10% dos tumores originados da coluna vertebral. Os sintomas comuns dos meningiomas são dores de cabeça, problemas de visão e fraqueza muscular ou paralisia. Dependendo de onde ocorre o meningioma e de quais partes do cérebro estão sob pressão do tumor, os pacientes com meningiomas também podem apresentar outros sintomas. UCLA afirma que os tratamentos mais comuns para meningiomas são cirurgia e radioterapia.

Hematomas e Hemorragias

Hematomas, um resultado da hemorragia, são coleções de sangue que se acumulam fora dos vasos sanguíneos. Hematomas podem ocorrer entre as camadas das meninges, aumentando a pressão do fluido dentro do crânio e pressionando o cérebro.

De acordo com a Michigan State University, existem três tipos de hematomas meníngeos. O hematoma peridural ocorre por ruptura da artéria meníngea; poças de sangue entre a dura-máter e o crânio. Os hematomas subdurais surgem do acúmulo de sangue entre as camadas aracnóide e dura-máter. Os hematomas subaracnóideos ocorrem quando o sangue se acumula entre a camada aracnóide e a pia-máter. Os hematomas podem ser tratados removendo-se sangue ou coágulos sanguíneos para aliviar a pressão dentro do crânio.