casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Como o corpo funciona sem a vesícula biliar

Função da vesícula biliar

Em forma de saco em forma de pêra, a vesícula biliar fica sob o fígado. Este pequeno órgão armazena uma substância conhecida como bile que é produzida no fígado. Um líquido digestivo, a bile neutraliza os ácidos e liga as gorduras em alimentos parcialmente digeridos. Quando uma válvula no ducto biliar se abre, a bile flui para o ducto cístico da vesícula biliar. Ele flui ao lado do ducto biliar comum e depois para a porção do intestino delgado conhecida como duodeno.

Cálculos biliares

Se os níveis de colesterol estiverem altos o suficiente, o colesterol pode cristalizar, formando cálculos biliares. Embora as pedras da vesícula biliar por si só não possam causar dor, quando elas se alojam no ducto cístico ou biliar, elas podem se tornar inflamadas e dolorosas. Os sintomas dos cálculos biliares incluem dor proveniente da parte superior direita do estômago, que pode se espalhar para a parte superior das costas e as omoplatas. A dor vem e vai desde leve a insuportável, muitas vezes piorando depois de comer. Os cálculos biliares são confirmados por ter feito um ultra-som na área da barriga.

Remoção da vesícula biliar - Muitas vezes, a cirurgia é necessária para remover a vesícula biliar quando cálculos biliares causam extremo desconforto. Loretta Lanphier, médica e nutricionista clínica, observa que cerca de 750.000 vesículas biliares são removidas cirurgicamente nos Estados Unidos anualmente. A colecistectomia é o termo para o procedimento cirúrgico de remoção da vesícula biliar. Normalmente, a cirurgia é feita por laparoscopia, em oposição à cirurgia aberta. Como funciona sem uma vesícula biliar Porque uma cholescistectomia não altera a forma como o seu sistema digestivo gerencia o metabolismo da gordura, a remoção da vesícula biliar não tem um efeito importante No seu corpo. Antes de sua vesícula biliar ser removida, a bile produzida pelo fígado é liberada em pequenas quantidades quando a gordura é consumida. No entanto, quando você não tem sua vesícula biliar para armazenamento, a bile é constantemente liberada no intestino delgado. Está aqui no intestino delgado, onde ocorre a maior parte da digestão. Em outras palavras, como a vesícula biliar não é um órgão crucial, removê-la não causa grandes alterações, embora você precise reduzir a ingestão de gordura.

Como o corpo lida com a gordura Se você tiver uma colecistectomia, seu corpo não será capaz de lidar com grandes quantidades de gorduras porque seu sistema digestivo perdeu seu tanque de armazenamento biliar. No entanto, pequenas quantidades de gordura podem ser aceitas, dependendo da capacidade do seu fígado de produzir bile. Como os lipídios só podem ser processados ​​com bile, as gorduras circulam pelo corpo praticamente inalteradas.

Viver sem uma vesícula biliar

Inclua alimentos ricos em fibras, com baixo teor de gordura e orgânicos em sua dieta. Não coma carboidratos refinados, assim como óleos hidrogenados. Limite a carne e laticínios, eliminando a farinha branca e o açúcar branco. Como o fígado é o principal filtro do seu corpo, é bom fazer uma lavagem de fígado a cada quatro meses para evitar o desenvolvimento de pedras no fígado, o que pode levar a um fígado lento.