casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

O que é um nível alto de GGT?

GGT, uma abreviação para gama-glutamil transferase, é uma enzima do fígado. É também conhecido como uma gama-glutamil transpeptidase (GGTP ou g-GTP). Um exame de sangue pode determinar seu nível de GGT e é usado para detectar danos no fígado. Os níveis de GGT são aumentados em pessoas com doenças que causam danos ao fígado e pâncreas. Por exemplo, 75% das pessoas que habitualmente bebem grandes quantidades de álcool têm GGTs elevados.

Fatos

A GGT está contida nas células do fígado. Quando essas células são danificadas, a enzima vaza para a corrente sanguínea e pode ser detectada com um exame de sangue. Células pancreáticas também contêm essa enzima. Os níveis de GGT são frequentemente solicitados como parte do trabalho de rotina durante um exame físico ou de check-up. O teste também é ordenado para diagnosticar várias doenças do fígado e alcoolismo crônico.

Significância de altos níveis de GGT

Níveis elevados de GGT estão associados a doenças do fígado, como hepatite, cirrose, tumores de fígado e icterícia, infarto do miocárdio , uso pesado ou crônico de álcool, câncer de pâncreas e pancreatite e infecções virais como Epstein-Barr, citomegalovírus (CMV) e Síndrome de Reye. Os níveis de GGT são geralmente tomados como parte de uma série de testes de enzimas hepáticas. Cada teste fornece informações diferentes sobre a saúde do fígado e do corpo. Os resultados combinados são interpretados para chegar a um diagnóstico.

O que é um nível alto de GGT?

Para mulheres com menos de 45 anos, um nível de GGT superior a 27 unidades por litro é considerado alto. Para homens e mulheres com mais de 45 anos, um nível de GGT superior a 38 unidades por litro é considerado alto. Para as crianças, os níveis normais são os mesmos que para os adultos. Para recém-nascidos, o intervalo normal é cinco vezes maior que para um adulto. Esses números são intervalos gerais; os valores de referência podem variar de laboratório para laboratório.

Drogas que interferem com os níveis de GGT

Alguns medicamentos e condições interferem nos níveis de GGT. Os níveis de GGT podem ser aumentados pelo álcool fenitoína (Dilantin), um medicamento anti-convulsivo, e fenobarbitol, um medicamento anticonvulsivo e sedativo, e diminuído por clofibrato, um medicamento anticolesterol e pílulas anticoncepcionais.

Considerações

A GGT e as outras enzimas hepáticas são exames de sangue em jejum; isto é, o paciente não deve ingerir oito horas antes da coleta de sangue. Informe sempre o seu médico sobre quaisquer medicamentos ou suplementos que esteja a tomar no momento da colheita de sangue.