casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

O que é vertigem?

A vertigem é uma condição clínica caracterizada por tontura. Ao contrário de outras condições clínicas, a vertigem não é uma doença. É apenas um sintoma de um distúrbio do equilíbrio ou de outras condições médicas subjacentes que podem exigir atenção médica e tratamento imediatos. Normalmente, as pessoas que têm essa condição podem sentir que estão se movendo ou que tudo ao seu redor está se movendo, mesmo que nenhum movimento esteja ocorrendo. Em resumo, a vertigem é uma ilusão ou alucinação do movimento.

Tipos de vertigem

O vertigem é classificado em três tipos principais: vertigem espontânea, ataques recorrentes de vertigem e vertigem posicional. O tipo mais comum entre os três é a vertigem posicional. A vertigem posicional faz com que uma pessoa sinta uma sensação de fiação ou tontura quando a cabeça está descansando em determinadas posições (por exemplo, deitada de um lado). Com outros tipos de vertigem, a ilusão de movimento e tontura pode ser sentida quando o sofredor move a cabeça.

Causas da vertigem

A vertigem é causada principalmente por um distúrbio no equilíbrio ou equilíbrio do sistema de uma pessoa . Pode ser causada por diversos fatores, sendo o mais comum a VPPB ou a vertigem posicional paroxística benigna. Outras causas comuns incluem, mas não estão limitadas a: infecção bacteriana ou viral no ouvido interno, enxaquecas severas, inalação ou ingestão de substâncias tóxicas, tumores, hemorragia cerebelar, doença de Ménière, ingestão de drogas ou álcool, pressões anormais no corpo e outros problemas cerebrais. A vertigem também pode ser causada por enjoo ou outros problemas relacionados ao ouvido, como depósitos de cálcio, labirintite, herpes zoster e nervos vestibulares inflamados. Problemas circulatórios, assim como distúrbios neurológicos, incluindo fraturas cranianas e esclerose múltipla, também podem causar vertigem.

Sintomas Vertigem

A duração dos sintomas de vertigem pode variar, assim como a gravidade. Alguns sintomas podem durar apenas alguns minutos, enquanto outros se estendem por vários dias. Outros sintomas podem ser muito leves, enquanto outros causam transtornos extremos à pessoa que os experimenta.

Identificando a vertigem

A vertigem é freqüentemente identificada por períodos de tontura, zumbidos nos ouvidos, náuseas, vômitos, fala arrastada, visão dupla e movimentos oculares bruscos. A condição também pode estar associada a movimentos descoordenados, dores de cabeça constantes, instabilidade e fraqueza nos braços ou pernas. Tontura e perda de equilíbrio também podem ser experimentadas, levando a dificuldade em andar ou em pé. Acima de tudo, a sensação de que tudo ao redor do indivíduo está se movendo ou de que está se movendo parece estar sempre presente.

Tratamento

O tratamento da vertigem pode variar de pessoa para pessoa e muitas vezes depende Ao tratar este distúrbio, a duração dos sintomas também é considerada pelos médicos. Em casos menos graves, o paciente pode receber medicação, como anti-eméticos e supressores vestibulares. As drogas antieméticas são medicamentos que servem para controlar a náusea, enquanto os supressores vestibulares fornecem alívio ao nistagmo, uma condição causada pelo desequilíbrio no corpo. Outros medicamentos frequentemente utilizados são anti-histamínicos, sedativos hipnóticos e anticolinérgicos. Em casos mais graves, a cirurgia pode ser necessária.