casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Sinais e sintomas de doenças sexualmente transmissíveis

Talvez o fato mais importante de saber sobre infecções sexualmente transmissíveis (também conhecidas como doenças sexualmente transmissíveis, ou DSTs) seja que a grande maioria das vezes essas infecções são silenciosas. Eles literalmente não causam sintomas. Além disso, quando as ISTs causam sintomas, elas só podem estar presentes por um breve período - um ou dois dias - e depois desaparecem. Infelizmente, apenas porque a coceira, a queimadura, a descarga, os inchaços ou as bolhas desaparecem, isso não significa que a infecção real tenha desaparecido. Portanto, a única maneira de saber se você tem ou não uma IST é fazer o teste. O termo médico para isso é "disúria", que significa dor ao urinar. Infecções da bexiga podem ser sentidas da mesma maneira.

Descarga ou sangramento

O vazamento de fluido do pênis ou da vagina é chamado de “descarga”. A cor, o cheiro e a consistência da descarga geralmente sugerem o tipo de infecção. Descargas são freqüentemente coceira, desconfortável e às vezes doloroso.

Intercurso doloroso

“Dispareunia” é o termo médico para sexo doloroso. O sangramento pode ou não estar presente. Relações sexuais dolorosas podem ser um sintoma de uma IST, especialmente se você já teve relações sexuais prazerosas com o mesmo parceiro anteriormente.

Glândulas inchadas

Os gânglios linfáticos na virilha, pescoço e axilas podem se tornar dolorosos e inchados em reação a uma infecção nestas secções do corpo. As ISTs podem causar glândulas aumentadas em sua virilha quando há infecções vaginais, penianas ou anais. DSTs na garganta por realizar sexo oral podem causar glândulas inchadas no pescoço. HIV, herpes e sífilis DSTs podem causar glândulas inchadas em todo o corpo.

Blisters

As infecções por herpes simplex causam bolhas recorrentes em qualquer lugar externamente na região dos boxers (genitais, nádegas e coxas), internamente em a vagina e ânus, bem como ao redor dos lábios e boca. Essas bolhas geralmente ocorrem como um conjunto doloroso de minúsculas bolhas em uma base vermelha, e elas se rompem e se transformam antes de se resolverem. A bolha inicial da sífilis, em contraste, é geralmente uma bolha única, indolor e maior.

Verrugas genitais

As verrugas genitais aparecem normalmente como indolores, possivelmente com coceira, cor da pele e solavancos enrugados. Muitas vezes começa como uma ou duas verrugas e, em seguida, os números se multiplicam. As verrugas genitais aparecem mais frequentemente no tecido imediatamente ao redor do ânus e da vagina, bem como na cabeça do pênis, mas também podem crescer mais abaixo das coxas. Porque eles geralmente são indolores, verrugas no interior da vagina são tipicamente descobertos apenas durante os exames pélvicos.

Itch

Extrema prurido nos pêlos pubianos, axilas, bigode, cílios ou sobrancelhas pode ser de piolhos púbicos. Os piolhos e seus ovos são minúsculos, mas são visíveis a olho nu. Prurido leve a moderado pode preceder ou acompanhar surtos de herpes, verrugas genitais ou sífilis.

Fadiga ou doença semelhante à gripe

Infecções iniciais por HIV, herpes e sífilis podem apresentar sintomas semelhantes aos da gripe ou mononucleose, como fadiga, febre, glândulas inchadas e dores generalizadas. Hepatite B e C também podem causar sintomas virais gerais, incluindo febre, fadiga, dores, náuseas e vômitos, com ou sem amarelamento da pele e dos olhos.

, , ] ]