casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Tratamentos para o TDAH com agressão

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um transtorno psiquiátrico com três sintomas principais: falta de atenção, impulsividade e hiperatividade. Esta condição pode estar presente com outros distúrbios e às vezes é encontrada em pacientes com problemas de agressão. Entre 40 e 70 por cento dos pacientes com TDAH têm transtorno de desafio opositivo (ODD) ou transtorno de conduta (CD), de acordo com Thomas E. Brown em "comorbidades TDAH: manual para complicações de TDAH em crianças e adultos." Vários tratamentos estão disponíveis.

Estimulantes

De acordo com Brown, estimulantes como metilfenidato (Ritalina) e dextroanfetamina e anfetamina (Adderall) não são normalmente recomendados para TDAH com agressão. Os estimulantes podem aumentar a ansiedade e a agressão, e têm o potencial de dependência.

Antidepressivos

Os antidepressivos podem ajudar a estabilizar o humor e reduzir o comportamento agressivo. Classes de antidepressivos incluem inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRSs), inibidores seletivos da recaptação de serotonina e norepinefrina (ISRNs), inibidores da recaptação de norepinefrina (IRRs), antidepressivos tricíclicos (ADTs) e inibidores da monoamina oxidase (IMAOs). Um antidepressivo atípico, o cloridrato de bupropiona (também conhecido como Wellbutrin), pode não ser a melhor escolha para aqueles com TDAH e agressão, pois o Wellbutrin inibe a recaptação do neurotransmissor dopamina de volta para as células do cérebro, agindo como um estimulante. Anti-hipertensivos

Anti-hipertensivos, incluindo clonidina (Catapres), guanfacina (Tenex e Intuniv) e propranolol (Inderal) são mais comumente usados ​​para tratar a pressão alta, mas também são usados ​​para tratar o TDAH. Anti-hipertensivos são o tratamento ideal para pacientes com TDAH e agressão, de acordo com Sam Goldstein e Anne Teeter Ellison em um "Guia Clínico para o TDAH em Adultos: Avaliação e Intervenção". Um estudo de 1986 de J. A. Mattes, publicado no Journal of Clinical Psychopharmacology, descobriu que altas doses de propranolol foram 85% eficazes na redução dos sintomas de TDAH e explosões de temperamento em pacientes com TDAH com agressão. Os anti-hipertensivos podem atuar inibindo a liberação de norepinefrina do locus ceruleus, uma região do cérebro associada a comportamentos agressivos, explica Phyllis Teeter, autora de "Intervenções para o TDAH: Tratamento no Contexto do Desenvolvimento". Benzodiazapenos

Benzodiazepínicos são normalmente prescrito para tratar a ansiedade e pode ser útil em conjunto com estimulantes para tratar pacientes com TDAH e agressão. As benzodiazepinas incluem clonazepam, diazepam (Valium) e triazolam (Halcion).