casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Como posso saber se tenho tênia?

A maioria das pessoas infectadas com tênia tem poucos sintomas, se é que há algum. Os sintomas podem variar de leve a grave, e uma infestação de tênia não desaparece. Ele precisará de cuidados médicos, especialmente se as larvas tiverem migrado da trilha intestinal para outras partes do corpo.

Ciclo de Infecção

Os óvulos da Tapeworm são excretados pelo hospedeiro, humano ou animal, solo. Os ovos são ingeridos por não lavar as mãos antes de comer ou preparar alimentos. Você também pode ser infectado por comer carnes cruas ou mal cozidas ou beber água contaminada com ovos ou larvas de tênia. Se os ovos forem ingeridos, eles podem se transformar em larvas, migrar do rastro intestinal e invadir outros órgãos do corpo ou músculos, causando sérias complicações médicas. Se as larvas forem ingeridas, elas geralmente permanecem no intestino, causando poucos sintomas, se houver algum. As tênias crescem, amadurecem e produzem óvulos que são então excretados do corpo nas fezes, e o ciclo recomeça.

Fatores e causas de risco

A maioria das infecções por tênias em humanos é causada por falta de higiene, descarte inadequado de fezes humanas ou animais e comer peixe de carne fresca, carne bovina ou suína. Sua mãe estava certa em lembrá-lo constantemente de lavar as mãos antes de comer, depois de usar o banheiro e depois de brincar na terra. A tênia anã é a infecção por tênia mais comum no mundo e pode completar todo o seu ciclo de vida em um único hospedeiro. Você também pode se re-infectar ingerindo ovos de tênia excretados em suas fezes depois de usar o banheiro e não lavar as mãos corretamente. A infecção por tênia anã também pode se espalhar pelo contato humano-homem, impedindo que os ovos nas mãos de fezes contaminadas e, em seguida, toquem nos alimentos, nas mãos de outras pessoas ou em outros objetos. Outros fatores de risco incluem exposição ao gado, viagens freqüentes para países em desenvolvimento e ingestão de água contaminada. Sintomas: As tênias que permanecem no intestino se prendem à parede intestinal e podem causar irritação e inflamação leve. Sintomas de infestação intestinal incluem ver segmentos de tênia ou vermes vivos nas fezes, náusea, fraqueza, perda de apetite, dor abdominal, perda de peso devido à absorção inadequada de nutrientes dos alimentos e diarréia. Os sintomas de larvas que migraram para fora do trato intestinal e para outros tecidos ou órgãos do corpo podem incluir sintomas neurológicos, convulsões, reação alérgica a larvas, febre, fraqueza e massa ou nódulos císticos. Tênias podem crescer até 50 pés de comprimento e viver até 20 anos.

Prevenção

Para evitar a infecção, cozinhe todas as carnes a uma temperatura interna de pelo menos 160 F; Cozinhe o peixe até ficar escamoso e não emborrachado; lave sempre bem as mãos antes de preparar qualquer alimento; e eliminar qualquer humano ou fezes de gado adequadamente. Procure atendimento médico se tiver algum sintoma.