casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Efeitos colaterais de arroz vermelho levedura

O arroz fermentado vermelho é o produto fermentado de um fungo chamado "Monascus purpureus", que cresce no arroz, de acordo com o Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, ou MSKCC. O uso do arroz vermelho fermentado remonta milhares de anos à China. O arroz vermelho fermentado é usado em alimentos e para benefícios médicos, como observado pela Universidade de Maryland Medical Center, ou UMMC. O arroz vermelho fermentado contém inibidores da HMG-CoA redutase, semelhante à medicação para baixar o colesterol. Classificado como um suplemento dietético, o arroz vermelho fermentado não é um substituto para o tratamento médico; consulte o seu médico para discutir eventuais riscos.

Efeitos colaterais comuns

O UMMC relata que os efeitos colaterais ao tomar arroz vermelho fermentado são raros e geralmente podem causar desconforto menor. No entanto, os efeitos colaterais mais comuns relatados incluem dor de cabeça, dor de estômago, inchaço, gases, tonturas e azia, de acordo com MSKCC.

Danos ao fígado

O dano hepático é um dos riscos potenciais associados ao uso de levedura vermelha arroz. Os sinais de danos no fígado incluem urina escura, aumento das enzimas hepáticas em testes de laboratório e icterícia, que é o amarelecimento das áreas brancas dos olhos.

Os médicos do Englewood Hospital and Medical Center divulgaram um estudo nos “Annals of Medicina Interna ”sobre a correlação do uso de arroz vermelho e danos no fígado. Os resultados concluem que “o arroz de levedura vermelho, como qualquer inibidor de HMG-CoA, pode causar hepatite”. Além disso, o médico afirma que os suplementos nutricionais estão isentos da inspeção da Food and Drug Administration dos EUA ea rotulagem dos ingredientes pode não ser precisa.

Miopatia

Dores musculares, sensibilidade e dor podem indicar miopatia muscular - fraqueza muscular causada por disfunção das fibras musculares - e pode estar presente enquanto se toma arroz vermelho. Além disso, alguns pacientes terão uma creatina fosfoquinase moderadamente elevada - uma enzima encontrada principalmente no nível do coração, do cérebro e do músculo esquelético - durante os testes laboratoriais. Em vários estudos, os sintomas e os testes laboratoriais foram resolvidos após a descontinuação do arroz vermelho.

De acordo com um estudo de 2006 publicado no “Annals of Internal Medicine”, o Dr. Paul S. Mueller, da Mayo Clinic, sugere que o arroz vermelho fermentado, usado para o autotratamento de hiperlipidemia - uma elevação dos lipídios na corrente sanguínea - pode causar miopatia, e os médicos devem ser alertados sobre os efeitos adversos.

Um estudo de 2009 publicado no O "Canadian Medical Association Journal", liderado pelo Dr. Marcus Mohaupt da Universidade de Berna, na Suíça, relatou que "a miopatia persistente em pacientes que tomam estatinas reflete danos musculares estruturais". Além disso, "a falta de níveis elevados de creatina fosfocinase circulante não descartar lesão muscular estrutural.

Rabdomiólise

Rabdomiólise ocorre quando o conteúdo de mioglobina - fibras musculares - entra na corrente sangüínea da quebra da fibra muscular. Esta condição provoca dores musculares severas, fraqueza e danos nos rins. Enquanto estiver a tomar levedura de arroz vermelho, se estes efeitos secundários ocorrerem, deve interromper imediatamente o tratamento com arroz vermelho e contactar um profissional de saúde.

De acordo com um estudo de 2002 publicado no “Transplantation”, o Departamento de Medicina da Universidade. “O rabdomiólise é uma complicação conhecida da terapia com inibidores da HMG-CoA para hiperlipidemia pós-transplante e, portanto, o monitoramento desse efeito é indicado.” O estudo adverte pacientes transplantados contra o uso de preparações fitoterápicas para reduzir os níveis de lipídios para prevenir tais complicações . Além disso, após o paciente de transplante de rim ter descontinuado o arroz vermelho, a condição foi resolvida.