casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

A dieta sem amilose

O conceito da dieta sem amilose é eliminar os alimentos que contêm uma alta concentração de amilose, um dos blocos de construção do amido. Basicamente, ficar livre de amilose significa evitar o trigo e outros grãos de cereais porque eles contêm grandes quantidades dessa molécula. No entanto, carnes magras, muitos vegetais e a maioria das frutas são permitidas, facilitando a escolha de uma ampla variedade de alimentos e ainda a perda de peso.

Antecedentes

Ritchie Shoemaker, MD, químico e médico médico, desenvolveu a dieta sem amilose como resultado de gastar mais de duas décadas pesquisando sobre obesidade e a aquisição de certas doenças devido à exposição crônica a neurotoxinas ambientais. A abordagem do Dr. Shoemaker difere da visão convencional de que ele considera a obesidade, resistência à insulina e distúrbios inflamatórios, por exemplo, como sintomas ao invés de diagnósticos. Em suma, ele acredita que respostas imunes a toxinas produzidas pelo corpo na presença de doença de Lyme, fadiga crônica, fibromialgia e outras condições, prejudicam a função da leptina, uma enzima chave envolvida na percepção da fome e no armazenamento e queima de gordura.

Teoria

Em seu livro, “Perca o peso, você odeia”, Shoemaker explica que a dieta sem amilose difere da dieta popular de baixo teor de carboidrato, já que esta utiliza gorduras para aumentar a produção de leptina, que naturalmente suprimiria o apetite e reduziria os desejos de impulso. No entanto, Shoemaker afirma que este método é ineficaz porque o consumo de alimentos que são ricos em amilose desencadeia picos repentinos nos níveis de açúcar no sangue e promove a resistência à insulina e leptina.

O candidato ideal para o dieta sem amilose é qualquer pessoa que sofre ou está em risco de obesidade e diabetes resistente à insulina, embora Shoemaker também observe que a redução do risco de qualquer um deles também diminui o risco de desenvolver outras doenças. Além disso, em uma apresentação realizada na 7ª Conferência Anual da AACFS realizada em Madison, Wisconsin, em 7 de outubro de 2004, Karen Vrchota, MD, relatou que alguns de seus pacientes com fadiga crônica e fibromialgia apresentaram inchaço e ganho de peso como efeitos colaterais de seus pacientes. medicamentos conseguiram alívio significativo após seguir a dieta sem amilose por 10 dias.

Alimentos Aceitáveis ​​

Com exceção das bananas, Shoemaker diz que todas as frutas são pobres em amilose. Carnes magras são permitidas, assim como muitos vegetais. Em termos do último, a regra geral é aderir a variedades que crescem acima do solo, especialmente vegetais verdes. Além disso, alimentos com baixo teor de amilose geralmente têm uma classificação mais alta no índice glicêmico, ou IG, uma medida da rapidez com que os carboidratos são decompostos em glicose pelo organismo. Alimentos a serem evitados

A dieta sem amilose defende a prevenção de todos os açúcares e grãos, com exceção de certas variedades de milho "ceroso". Outros alimentos específicos para evitar incluem batatas, inhame, cenoura e outros vegetais de raiz; Cereais que contenham centeio, trigo, arroz, aveia ou cevada; e alimentos reforçados com xarope de milho ou maltodextrinas.