casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Expectativa de vida de cirrose do fígado

Quando o fígado fica danificado devido a uma doença, uma condição conhecida como cirrose, o tecido cicatricial se acumula no fígado e impede que ele funcione adequadamente. Ao contrário de alguns órgãos do seu corpo - o baço e a vesícula biliar, por exemplo - você não pode viver sem o fígado. Ele filtra as toxinas no sangue e cria nutrientes essenciais. Embora um fígado levemente danificado geralmente possa se reparar, a cirrose severa encurtará seu tempo de vida.

Expectativa de vida

Como o fígado é um órgão tão vital, sua vida pode ser substancialmente reduzida se o fígado ficar muito danificado. funcionar corretamente. Como acontece com qualquer condição com risco de vida, o número de anos perdidos varia de pessoa para pessoa, dependendo da presença de outras condições complicadoras. Se você tiver cirrose hepática devido ao consumo excessivo de álcool e parar de beber e começar um estilo de vida saudável com muita alimentação nutritiva e exercícios, terá uma alta probabilidade de reverter ou pelo menos interromper o progresso do dano hepático. Se, no entanto, você continuar com o excesso de bebida e um estilo de vida pouco saudável, a probabilidade de uma morte prematura por doenças do fígado aumenta muito. Sintomas Como a pressão alta, a cirrose costuma ser um assassino silencioso. Frequentemente, não há sintomas até que a condição seja grave ou mesmo irreversível. As pessoas que apresentam sintomas podem estar fatigadas, ter inchaço nas pernas e abdômen, sentir náuseas, machucar ou sangrar facilmente, e ter uma perda inesperada de apetite e perda de peso. Embora você não sinta nenhum sintoma, um simples exame de sangue em intervalos regulares (durante o exame físico anual, por exemplo) pode detectar possíveis problemas no fígado. Descobrir danos no fígado cedo pode ajudar a prolongar a sua vida útil.

Causas

Existem várias doenças que contribuem para a cirrose. Os mais prevalentes são o abuso prolongado de álcool e as hepatites B e C. O excesso de ferro ou cobre no corpo também pode resultar em danos ao fígado, enquanto a fibrose cística, doença hepática gordurosa e ductos biliares inadequados ou danificados também podem causar cirrose. Em alguns países em desenvolvimento, os parasitas podem contribuir para doenças do fígado. Em todas essas condições, o tecido cicatricial se acumula no fígado ao longo do tempo e pode reduzir drasticamente a expectativa de vida.

Fatores de Risco

Os fatores de risco para a cirrose incluem o abuso prolongado de álcool. Os usuários de drogas intravenosas também apresentam alto risco de cirrose, uma vez que as hepatites B e C podem ser contraídas através do compartilhamento de agulhas. Estas doenças também podem ser passadas através de tatuagem não penetrada ou agulhas perfurantes. Nos anos anteriores, os pacientes de cirurgia às vezes contatavam a hepatite C através de transfusões de sangue, mas o suprimento de sangue nos EUA hoje é rastreado para evitar isso. Outros fatores de risco para cirrose incluem fatores genéticos, como a malformação ou disfunção dos ductos biliares, bem como condições como fibrose cística.

Embora a cirrose em si não pode ser curada, o tratamento das condições e doenças que causou pode ajudar o fígado a reparar-se em algum grau. Se você tem hepatite B ou C, os tratamentos antivirais podem ajudar a controlar essas condições e limitar o dano ao fígado. Acabar com o uso de álcool é imperativo e, se você achar difícil, procure um programa que o ajude. Quando a cirrose já avançou demais, um transplante de fígado é a única solução. Embora esta cirurgia requeira todo o fígado de um doador de órgãos, ela requer apenas um fígado parcial de uma pessoa viva compatível, talvez uma criança ou um irmão. Reduzindo o risco para o fígado em cirrose leve ou substituindo o fígado por cirrose avançada, suas chances de uma vida útil mais longa aumentam consideravelmente.

, , ] ]